- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú disputou e aguarda bons resultados nos Jogos Paradesportivos de Blumenau Online

Dois paratletas locais disputam o prêmio ‘Destaque’ e pedem seu voto

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vote nos atletas de Banéario Camboriú através deste link: bit.ly/paratletadestaque2021

Balneário Camboriú participou entre os dias 8 e 18 de julho do II Jogos Paradesportivos de Blumenau Online, que mais uma vez foi 100% online, mas o resultado oficial da competição será conhecido somente no próximo dia 26. 

Participaram cerca de 600 paratletas de 56 clubes em 13 modalidades, incluindo Balneário Camboriú. Neste ano foram recebidas inscrições de todas as regiões do Brasil e mais da Argentina, Uruguai e Paraguai. 

A competição disputada à distância em função da pandemia do Coronavírus contou também com a participação de três paratletas que vão estar na Paralimpíada de Tóquio, que inicia em 24 de agosto – Michel Pessanha e Diana Barcelos, do remo do Flamengo e da delegação brasileira e a remadora Brenda Sardón, paratleta argentina. 

- Publicidade -

Os resultados dos Jogos serão anunciados no encerramento dele, na próxima segunda-feira (26), às 19h, através do YouTube. 

As modalidades

Segundo a organização, cada modalidade teve sua adaptação para executar as provas de forma online. As cidades deveriam se organizar para realizar as provas em 13 modalidades: Para-Atletismo; Para-Natação; Para-Ciclismo; Para-Remo; Basquetebol sobre Cadeira de Rodas; Handebol sobre Cadeira de Rodas; Bocha Raffa; Bocha Paralímpica; Equitação Adaptada; Futsal D.A.; Goalball; Tênis de Mesa Paralímpico; e Xadrez. A comprovação do resultado foi através de vídeos e uma planilha de Excel através do Drive dos Jogos Paradesportivos, contando sempre com a ética de cada atleta e clube para o repasse dos resultados.

Balneário com boas expectativas 

Equipe da Bocha Paralímpica (foto Iced/FMEBC)

A paratleta e professora da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC), Gévelyn Almeida, conta que Balneário participou ativamente da competição, em modalidades como atletismo (pista e campo), paraciclismo, natação, bocha paralímpica, handebol e xadrez. 

“A equipe FMEBC/ICED (Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes) esteve envolvida na competição desde 5 de julho, através dos congressos da organização, e depois nos Jogos, que ocorreram de 8 a 18. Ano passado conquistamos o 2º lugar geral da competição, de acordo com o número de pontos, e paratletas que estiveram participando. Esperamos ter bons resultados também neste ano, visto que o nosso nível técnico elevou, a gente teve melhoras de tempo na piscina, na pista de atletismo também. É um trabalho intenso que estamos fazendo e agora estamos conquistando os resultados. Balneário Camboriú figura entre as melhores equipes do país que participaram dos Jogos e do próprio CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e inclusive a gente conta com alguns eventos a nível estadual (Parajasc) e nacional (Circuito Paralímpico Loterias Caixas)”, diz. 

- Publicidade -

Segundo Gévelyn, algumas instituições de Balneário apoiaram os paratletas como a Vida Ativa Natação, que fica na Rua Israel, que acolhe e patrocina os atletas da natação, bem como a FMEBC, MFC Academia, Edimed, Asaprevi e Hospedaria Cléle. 

“Estamos batalhando para ter as mesmas conquistas ou melhores que as do ano anterior, como também sermos agraciados como paratletas destaques. Balneário vem potencializando vidas com o paradesporto, onde a gente acaba trazendo uma outra vida para essa pessoa com deficiência, oportunizando por meio do esporte a independência, qualidade de vida, melhorar autonomia para o dia a dia. Os resultados são muito positivos. A gente espera isso, treinamos todos os dias, e o paradesporto tem um gosto especial em virtude do que o esporte proporciona para a vida dessas pessoas”, acrescenta.

AFADEFI também participou 

Cleiton foi atleta destaque dos Jogos em 2020, ele participou novamente da competição pela AFADEFI (foto AFADEFI)
Gabriel Prezzi é destaque nacional na bocha paralímpica e representou Balneário nos Jogos de Blumenau pela AFADEFI  (foto AFADEFI)

Balneário também foi representada por dois atletas da Associação de Apoio as Famílias com Deficientes Físicos (AFADEFI), Cleiton Freitas, no arremesso de peso e Gabriel Prezzi na bocha paralímpica, que é destaque a nível nacional na modalidade. 

Segundo o presidente da instituição, Evandro Prezzi (que é pai de Gabriel), em 2020 Cleiton conquistou o prêmio de atleta destaque entre todos os atletas participantes da primeira edição do Jogos Paradesportivos On-line de Blumenau. “Ficou em 1° lugar no arremesso de peso e nos lançamentos de disco e dardo também. Seus excelentes resultados e suas brilhantes colocações proporcionaram a ele esse título. Cleiton ainda é líder do ranking brasileiro da classe F53 na prova de arremesso de peso e umas das promessas do para-atletismo brasileiro. Esperamos que ele tenha ido muito bem no Jogos desse ano, vamos saber dia 26. Também tivemos participação do paratleta Gabriel Prezzi da bocha paraolímpica, que foi campeão em 2020 na classe BC2 nos Jogos”, conta. 

Evandro destaca que estão com boas expectativas para serem premiados, já que os dois atletas são de alto rendimento. 

“Eles vêm treinando constantemente e já estávamos com saudades de uma competição, pois ficaram todas para o segundo semestre. Para o atleta o importante é participar, até para ver como estão se saindo os adversários (risos), mesmo sendo de forma online sempre estamos motivados e focados, como se fosse uma participação em um campeonato nacional”, completa.

Vote nos atletas de Balneário para destaque 

Está ocorrendo a votação para a escolha dos Paratletas Destaques da competição. Ano passado foram indicados pelos clubes 17 paratletas que receberam mais de 30 mil votos para a escolha dos Destaques. 

Gévelyn é paratleta e técnica da equipe de Balneário, e está concorrendo ao atleta destaque dos Jogos (foto FMEBC-ICED)
Antonio representa Balneário como atleta destaque, ele é paraciclista e também participou da paranatação (foto FMEBC-ICED)

Gévelyn Almeida professora e técnica, na categoria do atletismo, está concorrendo, assim como o paraciclista de Balneário, Antônio Carlos Sanchez. Você pode votar neles através deste link: bit.ly/paratletadestaque2021

O paratleta Antônio Carlos conta que a experiência foi muito boa – ele competiu pela natação (costas e livre) e também atletismo e paraciclismo. 

“Fiz tempos bons e já voltamos os treinos, fortalecendo para o Parajasc e também nos preparando para o Campeonato Brasileiro, que tem duas etapas, em Florianópolis e no RS. Quanto ao atleta destaque, estou torcendo! (risos) É algo muito legal, estou muito animado porque estou concorrendo com atletas do Brasil e de outros países também. Eu já pratico esporte há mais de 15 anos, é muito bom também para o dia a dia, pois hoje faço tudo sozinho, tenho carro, dirijo”, diz.


- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -