A 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) terminou no domingo (20), em Rio do Sul, com Balneário Camboriú terminando em 10º lugar, com 47 pontos: 10 medalhas de ouro, 12 de prata e 16 de bronze.
A campeã geral da competição foi Itajaí, pela quarta vez, com 225 pontos. Blumenau ficou em segundo lugar com 183 pontos, seguido de São José, em terceiro, com 164 pontos. Depois Florianópolis, em quarto, com 129; Chapecó, em quinto, com 108; e Rio do Sul, em sexto lugar na classificação geral dos Jasc com 77 pontos.
A etapa estadual dos Jasc em Rio do Sul contou com a participação de 6.500 atletas de 115 municípios disputando 46 troféus.
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC), Osmar de Miranda, o Mazinho, no contexto geral, o desempenho de Balneário atendeu as expectativas, estando ‘dentro do planejado’.
“Ano passado, obtivemos a nossa melhor colocação da história, conquistando o 8º lugar, e neste ano ficamos em 10º. Todas as modalidades têm destaque, mas o que mais chamou a atenção foram os atletismos, tanto feminino quanto masculino. Conquistamos, pela primeira vez, o troféu de bronze da competição, devido aos destaques nas provas de revezamento 4x100m e 4×400, com duas medalhas de ouro; as duas medalhas de prata da velocista Anny Caroline de Bassi, nos 100m e 200m; e as três medalhas de Tatiele de Carvalho, ouro nos 10.000 metros, prata nos 5,000 metros e bronze nos 1.500 metros”, diz.
Mazinho também cita o vôlei de praia, triathlon, o taekwondo, boxe e jiu-jitsu.
“Conseguimos fazer pontuação com resultado expressivo. O investimento para termos esse resultado é feito a todo momento pela FMEBC, através do suporte aos nossos atletas, transporte, uniforme… anualmente, investimos perto da casa de R$ 10 milhões. Para o JASC a despesa bate em torno de R$ 80 mil. Levamos cerca de 200 atletas, sendo uma das maiores delegações”, acrescenta.
Mazinho pontua ainda que a meta para 2023 para Balneário é ser melhor do que em 2021, ficando pelo menos em 7º lugar, mantendo os atletas medalhistas e buscando novos talentos para fortalecerem a delegação de Balneário.
“Ano que vem iremos ainda mais fortes para conseguir atingir esse objetivo. Agradeço o trabalho de todos os professores, disposição dos atletas em defender o nosso município, ao nosso diretor Mário Tetto, que nos 10 dias de evento coordenou tudo e por isso não tivemos nenhum problema, com a logística correta, amor e carinho em prol de nossos atletas. O trabalho continua e ainda mais forte”, acrescenta.
Itajaí: 4 vezes campeã geral
Itajaí conquistou este ano o quarto título na história dos Jasc, já que venceu as edições de 2014, 2015 e 2017.
Os 225 pontos vieram principalmente dos títulos, no masculino, da ginástica artística, jiu-jitsu, tênis, triatlon, vôlei de praia e os títulos do feminino da bocha, voleibol e xadrez. No último dia de competição, neste domingo (20), Itajaí foi campeão no voleibol e xadrez, ambos no feminino.
O superintendente da FMEBC aproveita para elogiar a vizinha e grande campeã, Itajaí, a qual define como ‘grande potência’, pontuando que Balneário compartilha de ‘muitos bons momentos’ com a cidade.
“Temos um trabalho em parceria com o Everton da Veiga, diretor executivo da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí, com atletas competindo pelas duas cidades, e ficamos extremamente felizes em saber que o título geral ficou na região da Amfri”, comenta.
Medalhistas de Balneário Camboriú
Atletismo
Tatiele de Carvalho – 10.000m – ouro
Douglas Hernandes Mendes da Silva – 400m – ouro
Alana Amorim, Anny Caroline de Bassi, Erica Mayara da Silva, Stefanie Cechin – revezamento 4x100m – ouro
Alana Amorim, Anny Caroline de Bassi, Erica Mayara da Silva, Stefanie Cechin – revezamento 4x400m – ouro
Anny Caroline de Bassi – 100m – prata
Anny Caroline de Bassi – 200m – prata
Douglas Hernandes Mendes da Silva – 200m – prata
Tatiele de Carvalho – 5.000m – prata
Carlos Lusian da Silva Mariano – salto com vara – bronze
Douglas Hernandes Mendes da Silva, Joao Moniz Barreto de Aragao Mello Junior, Maximino Kunen Junior, Victor Augusto Carpeggiani – revezamento 4x400m – bronze
Gabriela Aline Grunow – 100m – bronze
Lilian Dumes Bittencourt – 5.000m marcha atlética – bronze
Stefanie Cechin – 400m – bronze
Tatiele de Carvalho – 1.500m – bronze
Boxe
Ederson Oliveira Nones – 52kg – ouro
Willian Pereira Ramos – 75kg – prata
Tarsis Santana Lopes – 63kg – prata
Tacio Santana Lopes – 57kg – bronze
Vitor Hugo Moreno Gomes dos Santos – 81kg – bronze
Gustavo Guzzo de Aquino Leite – bronze
Ginástica Artística
Emerson Anderson da Costa – solo – prata
Emerson Anderson da Costa – cavalo com alças – bronze
Jiu-Jitsu
Edy Magalhães – pluma – ouro
Cleidi Ferreira – super pesado – ouro
Cleidi Ferreira – absoluto – ouro
Sol Ataia – médio – prata
Jeison Silva – leve – bronze
Bruno Gambini – médio – bronze
Sérgio Souza – meio pesado – bronze
Taekwondo
Júlia Tavares de Sousa – poomsae – ouro
Brenda Thalita Lima de Lima – poomsae – ouro
Brenda Thalita Lima de Lima e Edward Eugênio Torcatto de Oliveira – poomsae dupla – prata
Triathlon
Gabriel da Silva Klein – prata
Amanda Moro, Bruna Carolina de Azevedo Stolf, Giulia de Araujo Bortolotto – prata
Gabriel da Silva Klein, Leonardo Marquardt Bibow, Robson de Freitas Lourenco Bonaldi, Luis Henrique Ohde – bronze
Bruna Carolina de Azevedo Stolf – bronze
Vôlei de Praia
Leize Bianchini e Aline Lebioda Barranco – prata
Tony Celso Mafra Junior e Daniel Zeferino Lazzari – bronze