- Publicidade -
- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú sediará pela segunda vez etapa do maior evento do jiu jitsu mundial

Dois mil lutadores de 10 países disputarão vaga para o Mundial e premiação em torno de 50 mil dólares em março

O South America Continental Pro, da AJP (Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro), um dos maiores eventos da modalidade no mundo, movimentará Balneário Camboriú nos dias 17, 18 e 19 de março. 

Os organizadores esperam dois mil lutadores de 10 países já confirmados, que disputarão uma pontuação dobrada no ranking, somando pontos para o Mundial em novembro deste ano, em Abu Dhabi, e ainda uma premiação inédita, em torno de 50 mil dólares.

Balneário Camboriú terá representação no evento. Os nomes dos lutadores ainda não foram oficialmente anunciados, mas nomes de destaque, como Pedro Lucas, Lucas Protásio, Diogo Nascimento, Felipinho e Cobrinha, deverão lutar em busca de pontuação para o Mundial de novembro em Abu Dhabi.

- Publicidade -

Ricardo Tirloni, um dos principais nomes da arte marcial no Brasil, que ficou conhecido no mundo por suas conquistas no MMA (encerrou a carreira em 2021) e agora luta jiu jitsu, é o organizador local do evento. 

Nativo de Balneário Camboriú, ele disse ao Página3 que tem grande orgulho de fazer parte da organização, porque muitas cidades gostariam de sediar um evento como esse.

A experiência e o conhecimento de Tirloni, por ter sido atleta e envolvido com lutas desde sempre, foi fundamental na conquista desse evento para Balneário Camboriú. Ele que divulgou Balneário Camboriú no exterior como atleta, agora retribui divulgando a cidade como organizador.

“Cada país tem seu organizador, eu já vinha conversando com a Federação (AJP no Brasil) há uns quatro anos. Já tinha conversado com o Dedei Mafra que eu queria trazer o evento para Balneário. Ele foi atrás, estava na Fundação de Esportes, fez a ponte que permitiu trazer a etapa ano passado pela primeira vez. Foi em uma dimensão menor, mas com todo apoio da prefeitura”, contou Tirloni.

Esporte conector

Com o sucesso do evento sediado em Balneário Camboriú ano passado, a direção da Federação de Abu Dhabi convidou o prefeito Fabrício Oliveira para ir até lá assistir a etapa final do Mundial, em novembro. 

“Ele foi super bem recebido, ficou muito claro para nós o  quanto o esporte é importante para conexões. Foi através do jiu jitsu que Balneário Camboriú foi recebida em Abu Dhabi pelas autoridades de lá…o esporte é visto hoje nos Emirados Árabes como um conector, porque você vai para ver jiu jitsu ou outro esporte e acaba conectando com várias outras coisas. O prefeito já comunicou que tem um contrato de parceria com Abu Dhabi e tudo isso foi feito por conta da conexão com o esporte que começou ano passado e se firmou com esse agora que vai ser um dos maiores do mundo, no Centro de Eventos Júlio Tedesco”, destacou Tirloni.

Centro de Treinamento

Quando retornou de Abu Dhabi, onde foi recebido pelo presidente dos Emirados Árabes, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan e outras autoridades, o prefeito Fabrício Oliveira, anunciou uma  parceria com a organização árabe para a construção de um moderno centro de treinamento

- Publicidade -

“Esse projeto em parceria com Abu Dhabi vai conectar esporte, desenvolvimento e social e educação para a preparação e formação de novos campeões. Este será o melhor ano da história do nosso esporte”, afirmou o prefeito.

Local Organizer

Na condição de local organizer, Tirloni disse que sua função é fazer a conexão.

“Toda federação precisa de  alguém local para realizar o evento em sua cidade. Minha função é fazer a conexão que já foi feita, da Federação, da empresa Abu Dhabi Jiu Jitsu Brasil com a prefeitura, Fundação de Esportes, Secretaria de Turismo, todos os setores envolvidos. Esse evento vai movimentar em torno de oito mil pessoas na cidade e ele só foi possível com o apoio da prefeitura”, concluiu Tirloni.

Inscrições abertas

As inscrições para o South America Continental Pro estão abertas até o dia 10 de março, e podem ser feitas através do site da AJP (https://ajptour.com/pt_BR/event/683). 

Além da categoria profissional (adultos faixas roxas, marrons e pretas), o evento terá dias específicos para os competidores aspirantes (crianças e adolescentes), amadores (faixas brancas e azuis) e masters (acima dos 30 anos).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -