A competição começou nesta quarta-feira (25), com as primeiras fases das categorias Longboard e SUP Surf e segue até domingo (29), quando serão conhecidos os campeões brasileiros da temporada 2024 da Confederação Brasileira de Surf.
O primeiro começou com ondas de 0,5m nas séries, quebrando com boa formação durante boa parte do dia na Praia Central.
Esta é a segunda edição do evento, que neste ano oferece uma premiação de R$190.000 (cento e noventa mil reais) em dinheiro.
A prova vale pontos importantes pela quarta e última etapa dos circuitos CBSurf Master Tour, Longboard e SUP Surf de 2024, que confirmará os novos campeões brasileiros desta temporada nas três categorias.
Na quarta-feira foram disputadas 27 baterias do cronograma oficial, com a realização das primeiras fases do Longboard Pro Masculino/Feminino, SUP Surf Masculino/ Feminino e Longboard 35+.
A categoria Longboard Masculino Pro abriu o dia de competição com a realização dos dois primeiros rounds da prova. Os oito primeiros colocados do ranking após as três etapas já entram na terceira rodada como pré-classificados.
O líder do circuito Jefson Silva(SP) perdeu o prazo para as inscrições e teve que competir desde o primeiro round. Ele venceu sua bateria na segunda fase com a maior nota (8.50) e média (14.83) do evento até o momento, para se garantir no terceiro round.
“A primeira bateria acabei nem competindo, pois tinha apenas dois atletas, mas a segunda não teve jeito. Estou vindo de bons resultados em casa e quero manter esse ritmo de competição, saindo daqui com um resultado positivo e alcançando tudo aquilo que almejei no início do ano. Estou feliz em avançar para a próxima fase e com meu desempenho aqui em Balneário Camboriú” disse Jefson Silva.
Nas duas primeiras fases da Longboard Feminino Pro classificaram as quatro atletas que se enfrentarão nas semifinais em baterias Mulher a Mulher.
No primeiro confronto do segundo round a líder do circuito Kate Brandi (SP) fez as melhores performances e venceu o confronto, com a número três do ranking Atalanta Batista(PE) se classificando em segundo.
Na sequência a vice-líder Luana Soares(SP) somou 11.60 com as duas melhores notas da bateria (6.00 e 5.60), para vencer a disputa e se garantir nas semis, junto com Evelin Neves(RJ) na segunda posição.
“O evento está quebrando com boas ondas, apesar das condições estarem um pouco mais difíceis no final do dia. Estou feliz com este resultado e por ter encontrado duas ondas boas para vencer a disputa e chegar à semifinal” declarou Luana.
SUP Surf Pro Feminino – Primeiro round
Na abertura da SUP Surf Feminino, a líder do ranking Aline Adisaka (SP) foi desclassificada em sua bateria de estreia, finalizando na terceira colocação e correndo o risco de ser ultrapassada na liderança. O confronto foi vencido por Kate Brandi (SP) (sétima do ranking), seguida por Louisie Frumento (SP).
Na disputa seguinte a vice-líder do circuito Gabi Sztamfater (SP) (que está a 140 pontos atrás da líder) avançou para as semifinais na segunda colocação. A bateria foi vencida pela cearense Kilvia Cardoso(CE), que chegou nessa etapa na terceira posição do ranking, com chances remotas de título.
Primeira fase – SUP Surf Pro Masculino
A SUP Surf Pro Masculino também finalizou sua primeira fase nesta quarta-feira de disputas na praia Central. Dos quatro primeiros colocados do ranking, apenas o local Adriano Trinca Ferro (3º colocado) não conseguiu avançar para a segunda fase.
Ele ficou em terceiro na bateria de abertura deste round, atrás de Matheus Salazar (SP) e Marco Kertichka (SC), primeiro e segundo lugares respectivamente.
O vice-líder do ranking Luiz Diniz (SP) não teve dificuldades na bateria seguinte, e venceu o confronto com o somatório de 10.56 pts, deixando o pernambucano Carlos Chalaça na segunda posição.
O líder do circuito Wellington Reis (SP) surfou o suficiente para avançar em primeiro e garantir vaga na próxima fase, junto com Michel Jonas (SP) no segundo posto.
Na última bateria dessa fase, o número quatro do ranking Leonardo Gimenes (SP) passou em primeiro e se manteve vivo na briga pelo título. A segunda vaga ficou para o santista Alex Salazar (SP) – sexto no ranking – que também tem chances de conquistar o título de 2024, mas depende de uma combinação de resultados.
Longboard 35+ – Primeiro round
A Longboard 35+ fechou o primeiro dia do CBSurf BC Surf Festival 2024 – apresentado pela Jisk. As ondas permaneceram com boa formação, apesar da entrada do “maral” na praia Central.
O líder do circuito Fábio Alves (AL) dominou as ações desta primeira fase com a maior média da categoria (11.77). Ele venceu a segunda bateria com as duas melhores notas (6.00 e 5.77) e deixou o vice-líder do ranking Jeferson Silva (RJ) na segunda colocação.
“Apesar de estar um pouco difícil nesse momento do dia, achei duas ondas boas na bateria me posicionando bem na saída da correnteza. Estou defendendo o título conquistado no ano passado, e a disputa vai ser boa com Jeferson Silva(RJ), que passou em segundo nessa bateria” disse o alagoano.
O segundo dia do CBSurf BC Surf Festival apresentado por Jisk retornou nesta quinta-feira (26) com as primeiras fases das categorias Master do Circuito CBSurf Master Tour 2024.
Acompanhe todas as informações do evento no site cbsurf.org.br e nas redes sociais da CBSurf @cbsurfoficial e da Fecasurf @fecasurf .
CBSurf BC Surf Festival apresentado por Jisk
Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf com colaboração da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf e Associação de Surf de Balneário Camboriú – ASBC
Patrocínio: Jisk, Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Balneário Camboriú.
Apoio: MB Marketing Esportivo, D’Vicz, Pró-Ilha, CCS Telecon, Samoa, FuWax, Surfland Brasil e D’Sintra Hotel.
Texto: João Lopes/PrimePress07 Assessoria & Comunicação