- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Brasil e Itália levam os títulos do Mundial de Beach Tennis de Balneário Camboriú

A dupla brasileira Giovanni Cariani e Gustavo Russo venceu o Mundial de Beach Tennis, em Balneário Camboriú, em rodada dupla de decisões, na noite de sábado (29). O título feminino ficou com as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini.

As arquibancadas da Quadra Central, na Praia Central, estiveram lotadas pelo público para acompanhar as finais do torneio que distribui US$ 35 mil em premiação e 400 pontos no ranking mundial, chancelado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF), e realizado pela Federação Catarinense de Tênis (FCT).

Na chave principal masculina, nem um atleta havia alcançado um título de ITF BT400 até então na carreira. Melhor para Giovanni Cariani e Gustavo Russo que fizeram 2 sets a 1, parciais 5/7 6/3 12/10, sobre os venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon.

- Publicidade -

A chave feminina confrontou duplas da Itália acostumadas a se encontrar em grandes torneios e desta vez quem levou a melhor foi a dupla Giulia Gasparri e Ninny Valentini, que venceram, por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 10/6), as compatriotas Sofia Cimatti e Nicole Nobile.

Duplas mistas

Neste domingo (30), último dia de torneio na Praia Central, é a vez dos maiores atletas do ranking mundial masculino e feminino se juntarem em duplas mistas. A competição oferece R$ 15 mil em premiação.

Os jogos começaram de manhã com as quartas de final. A dupla mista campeã deve ser conhecida no fim de tarde à beira do mar em Balneário Camboriú. Vale ressaltar que mais de 8.000 ingressos foram distribuídos de forma gratuita para o torneio.

Sábado de muito Beach Tennis
O sábado (29) foi de jogos decisivos no Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG. A partir das 10h começaram as semifinais. As partidas foram realizadas em sequência, todas com um bom público nas arquibancadas da Quadra Central.

Na chave feminina, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, dupla número 1 do ranking mundial, venceram no tie-break a dupla com a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz.

Na outra semifinal, as também italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile, dupla número 2 na atualidade, teve um jogo longo até conseguir o triunfo sobre a brasileira Marcela Vita e a compatriota Flaminia Daina.

- Publicidade -

Os dois jogos das semifinais da chave principal masculina só foram definidos no tie-break.

Giovanni Carlani e Gustavo Russo entraram em quadra como a dupla sensação do Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG. Os brasileiros desbancaram duplas melhores ranqueadas ao longo da competição, inclusive a número 1 do mundo, formada pelo italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos, nas quartas de final. E repetiram a dose diante de Maksimilians Andersons (Letônia) e Mathieu Guegano (França), em uma partida que levou ao delírio os 2 mil espectadores na Quadra Central.

Na outra semifinal masculina, nova surpresa. Ramon Guedez e Carlos Vigon, da Venezuela, bateram o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, dupla número 2 do ranking mundial e campeões do ITF BT400 de Balneário Camboriú no ano passado.

Noite de decisões

Primeiro foi a decisão italiana da chave feminina. As duas melhores duplas da atualidade mostraram todo o repertório com grandes jogadas e poucos erros não forçados. O primeiro set foi de Sofia Cimatti e Nicole Nobile, com parcial de 6/4. No segundo, o equilíbrio foi a tônica, mas Giulia Gasparri e Ninny Valentini se sobressaíram, com parcial de 6/3, e levaram o duelo para o super tie-break. No desempate, valeu o embalo da recuperação para fazer 10/6 e celebrar a conquista.

“Foi um torneio muito difícil, acho que enfrentamos as duplas mais fortes que poderíamos ter enfrentado. Mas estamos super felizes. Jogar aqui em Balneário Camboriú é sempre maravilhoso, uma Quadra Central linda, assim como a cidade. Agradecemos a todas as pessoas que torceram por nós”, disse Ninny Valentini depois da partida, em entrevista ao canal ESPN 4.
Depois foi a vez da inédita final masculina, com atletas que jamais haviam conquistado um torneio nível ITF BT400 até então.

Giovanni Cariani e Gustavo Russo receberam o apoio do público diante dos venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon. A chance de vencerem o maior torneio da carreira até então elevou a disputa entre brasileiros e venezuelanos.

Gustavo e Giovanni (à direita da foto) venceram Ramon e Carlos Vigon.

Em um primeiro set muito acirrado, os estrangeiros conseguiram levar a melhor, com parcial de 7/5. O equilíbrio prosseguiu, mas Cariani e Russo conseguiram inflamar a torcida e dar o troco, fechando o segundo set com 6/3. A definição ficou para o super tie. A dupla brasileira contou com muito apoio da torcida a cada ponto e, no final, alcançou o maior título da carreira de cada um ao encerrar o jogo com 12/10 no tie-break.

“Esse é um momento de extrema felicidade para nós. É uma honra compartilhar com o grande público na Quadra Central nossa primeira final de ITF BT400 e ainda sermos coroados com o título. A energia que a torcida nos transmitiu é indescritível. Só quem está jogando tem oportunidade de sentir o que é ser brasileiro com essa energia da torcida local”, disse Giovanni Cariani logo após a conquista, em entrevista ao canal ESPN 4.

O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG teve início na terça-feira (25) com mais de 800 atletas entre profissionais e amadores. Entre elas as grandes estrelas do Beach Tennis mundial, com os melhores do ranking em ação desde quinta-feira (27) com o início dos jogos da chave principal masculina e feminina. Desde esta sexta-feira (28), a partir das quartas de final do torneio, os canais ESPN iniciaram as transmissões ao vivo.

Além de estrelas da modalidade, mais de 600 atletas amadores de todo o país estão participando do Aberto Nacional BC de Beach Tennis CBT GA, simultaneamente e com encerramento neste domingo (30), com a disputa da chave de duplas mistas.

Confira a programação

Domingo – 30 de abril
Abertura da arena – 9h
Quartas de Final Duplas Mistas – 10h
Semifinal Duplas Mistas – Não antes das 13h
Final Duplas Mistas – Não antes das 15h
Encerramento da arena – 18h.

O Mundial Balneário Camboriú de Beach Tennis FG – ITF Beach Tennis World Tour BT 400 é um dos torneios do Circuito Mundial de Beach Tennis, com chancela da Confederação Brasileira de Tênis e da International Tennis Federation. O torneio conta com o patrocínio Master da FG Empreendimentos e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes. A competição tem o patrocínio do BRB, Colcci Sport e FG Big Wheel, além do apoio de Nox, Move On Integrada, Oakberry, Sandever Decatlhon, Unifique, Artico e Top Car. A competição é uma realização da Federação Catarinense de Tênis.

(Fonte – SixComm Comunicação)

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -