O 59º Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú teve sua etapa decidiva na noite de sábado (22), na arena montada na Praia Central, com os times Baleia, Goiá e Focas vencendo respectivamente nas categorias Master, Sênior e Oficial/Novos.
Após os jogos, ocorreram homenagens a esportistas que se destacaram no futebol de areia.
Baleia destaque



A equipe do Baleia Futebol Clube foi destaque nas finais, disputando os títulos nas três categorias.
Na Master, venceu o Lagosta Futebol Clube por 2 a 0 e conquistou o campeonato.
Na Sênior, foi superada pelo Goiá Futebol Clube por 4 a 1.
Na categoria Livre (Novos), empatou em 1 a 1 com o Focas Futebol Clube no tempo normal e perdeu nos pênaltis por 7 a 6.
‘Todos merecedores’, disse superintendente da FMEBC
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Diogo Catafesta, foi positivo haver três times vencendo cada categoria e todos foram merecedores. Ele falou sobre as três categorias – destacou que no Master a união do Baleia foi um diferencial, com a equipe engajada e sabendo jogar junto, já no Sênior apontou que o Goiá vinha se destacando ao longo de todo o campeonato, inclusive com um campeão mundial no time (o zagueiro Alex Bruno, que foi campeão com o São Paulo, em 2005), e sobre o Focas, vencedor do Oficial/Novos, Catafesta comentou que o time foi o mais entrosado do Campeonato e que isso foi um ‘divisor de águas’ para conquistarem o título.
“Foi um bom campeonato, os prós se sobressaíram aos contras, tivemos muito mais pontos positivos do que negativos. As finais tiveram acompanhamento em peso das torcidas. O Campeonato de Futebol de Areia é sobre organização – os times mais comprometidos e com jogadores mais unidos se sobressaíram. Quero também agradecer os dirigentes das equipes e os times, que entenderam as dificuldades que tivemos e dizer a eles que em 2026 vamos estar mais fortalecidos, trabalhando o ano todo para que o Campeonato venha ainda mais forte e organizado”, disse.
Os campeões 2025
Categoria Master

- Campeão: Baleia
- Vice-campeão: Lagosta
- Terceiro lugar: Focas
Categoria Sênior

- Campeão: Goiá
- Vice-campeão: Baleia
- Terceiro lugar: Lagosta
Categoria Livre (Novos)

- Campeão: Focas
- Vice-campeão: Baleia
- Terceiro lugar: Goiá
Campeonato confirmado para 2026
O superintendente comentou que o Campeonato está confirmado para 2026 e deverá começar mais cedo, pois na ‘origem’ do evento, ele iniciava nas primeiras semanas de janeiro.
“Ao longo do ano vamos abrir edital, tentar fazer de forma público-privada para uma empresa tocar o Campeonato e assim oferecer uma arena com mais estrutura e colocar algumas atrações culturais junto. São mudanças que só vão fortalecer o futebol de areia”, completou Catafesta.
Homenagens
Ao final dos jogos, a prefeita Juliana Pavan, o vice-prefeito Nilson Probst e Catafesta realizaram a entrega dos troféus e medalhas, além de liderarem as homenagens a figuras que participaram da história do futebol de areia da cidade.

Um dos 21 homenageados foi Luiz Razini, de 94 anos, que participou do primeiro jogo de futebol de areia registrado em Balneário Camboriú, em 1945.
Confira todos os homenageados
- Álvaro Correia
- Luiz Carlos Tigrão
- César Pio
- Ademar Silva
- Beline Demonti
- Antônio Martins (Paulista)
- Vilson Vidigal
- Moacir Correa (Ci)
- Luiz Razini
- Paulo Miguel
- Roberto Boaventura
- Juca Pio
- Durval Kuehne (Nena)
- Gilmar Madeira
- Washington Silva
- Gil Koeddermann
- Dão Koeddermann
- Orlando Pereira
- César Borges
- Valcir Souza (Pelego)
- Artaleto da Silveira (Leto)