- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dois atletas de Balneário Camboriú na seleção brasileira que vai ao Pan-Americano Junior na Colômbia

Os atletas Douglas Hernandez Mendes (400m rasos) e Carlos Lusian (salto com vara) são os únicos convocados de Balneário Camboriú para a seleção brasileira que disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior (sub-23), em Cáli, na Colômbia, a partir da próxima terça-feira (30).

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 69 atletas, em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que é o responsável pela competição. O atletismo do Brasil terá 33 atletas no feminino e 36 no masculino, chamados por índice e pelo ranking.

O Time Brasil leva uma delegação com 529 pessoas, 358 atletas que vão competir em 38 modalidades. O Canal Olímpico do COB vai transmitir as competições pela internet.

Os Jogos Pan-Americanos Júnior iniciaram nesta quinta-feira (25) com outras modalidades, e reunirão até o próximo sábado (4), cerca de 3.500 atletas, de 41 países, em 39 modalidades.

“Estou ansioso”

Foto: CBat.

A afirmação é do velocista Douglas Hernandes Mendes, 20 anos, cinco de atletismo, que vem se destacando no cenário nacional nos 400m rasos e no revezamento, onde vem colecionando medalhas. Ele embarca neste domingo (28) para São Paulo e segunda-feira para Cáli.

- Publicidade -

“Vai ser minha segunda grande competição e essa é maior que o Sul-Americano que fui ano retrasado. Estou preparado e espero buscar uma medalha”, declarou.

Douglas é tricampeão brasileiro, líder do ranking nacional Sub-20 nos 400m; vice-líder do ranking brasileiro no Sub-23 e semana passada conquistou duas pratas, nos 400m e no revezamento nos Jogos Abertos de Santa Catarina(JASC).

“Quero quebrar a barreira dos 5m”

Foto: CBat.
- Publicidade -

Esta é a maior expectativa do atleta Carlos Lusian da Silva Mariano, 22 anos, há mais de oito no esporte competitivo e nos últimos cinco no salto com vara.

“Minha melhor marca conquistei no Sul-Americano mês passado, 4,70m e nesta competição agora quero saltar acima disso e ficar entre os três primeiros. Para mim seria muito importante”, declarou Lusian antes do embarque neste sábado (27) para São Paulo para integrar a equipe da CBAt.

Ele disse que a medalha de prata que trouxe semana passada dos Jogos Abertos mostrou que ele está bem preparado.

“A preparação para uma competição desse nivel é um pouco mais tensa, damos uma acelerada em técnicas, enfim damos o nosso melhor para estar muito preparado para este novo desafio”, comentyou.

Lusian vem frequentando pódios estaduais e nacionais desde 2015, é tricampeão e recordista dos Joguinhos Abertos e vice-campeão nos JASC.

“Também disputei um Mundial Escolar na Turquia em 2016, um Sul-Americano mês passado e agora o Pan-Americano que será a competição mais importante de todas. Acho que é o auge da minha carreira”, disse.

O técnico dos dois

O técnico dos dois atletas, Diogo Gamboa, está com boas expectativas, diz que o evento é especial, grandioso, várias modalidades, participação do COB, mesmo padrão de seleções olímpicas e que está muito feliz que dois atletas de Balneário integram a delegação brasileira.

“O Carlos Lusian está vivendo um sonho, muito feliz e nossa expectativa é que ele consiga superar sua melhor marca, o que é possível, porque ele está muito bem e com isso ficar entre os oito primeiros”, avaliou.

Diogo disse que Douglas vai ter ‘uma parada muito dura’, mas ele está pronto para isso.

“Nosso grande objetivo é ele brigar por medalha, apesar de ser uma competição em um continente americano com velocistas muito bons, mas acreditamos muito no potencial dos dois. O Douglas está numa fase muito boa, apesar de não ter sido ouro, foi vice-campeão dos JASC, ele correu um revezamento espetacular, buscou duas pratas, nos 400m enfrentou atletas mais velhos e mais experientes e mesmo assim foi lá e buscou a prata”, resumiu o treinador.

Ele destacou outro fator estimulante: os campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior estarão classificados, segundo o regulamento, automaticamente, para o Pan-Americano de Santiago-20

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -