Figue Diel de Balneário Camboriú conquista o tricampeonato mundial de surf adaptado na Califórnia

- Publicidade -
- Publicidade -

Lions Clube Balneário Camboriú Centro realiza jantar de posse da nova diretoria

O Lions Clube Balneário Camboriú Centro realiza na próxima sexta-feira jantar por adesão, para empossar a nova diretoria, tendo...

Indicação pede revogação da Lei Complementar 91 após prefeitura descartar mudança na legislação

Começou a tramitar na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú nesta segunda-feira (22) a Indicação nº 2431/2026, de autoria...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Os surfistas de Balneário Camboriú, Elias Figue Diel e Vera Quaresma conquistaram os títulos de tricampeão e vice-campeã, respectivamente, no 9o. Campeonato Mundial de Para Surfing da ISA, que terminou sábado (9), em Huntington Beach, na Califórnia (EUA).

Além do tricampeonato na categoria deficiente visual VI Masculino Figue, que perdeu a visão ainda adolescente, outro brasileiro, Luciano Silveira conquistou ouro na categoria Stand 3 Masculino.

Vera Quaresma conquistou pela segunda vez o título de vice-campeã mundial na categoria Kneel/Upright e o Brasil levou ao pódio ainda Davi Teixeira, medalha de prata (categoria Prone 2) e Cleuson de Araujo Soares, medalha de bronze (Prone 1).

Com estes resultados, o Brasil ficou em quinto lugar na classificação geral, atrás da França, Estados Unidos, Austrália e Espanha.

‘É um momento muito especial’

- Continue lendo após o anúncio -

Após as comemorações, o tricampeão mundial, que completou 51 anos em agosto, disse ao Página 3, que está vivendo um momento muito especial em sua carreira.

“Estamos muito felizes, eu e o Cláudio (irmão), porque foi o primeiro ano que surfamos juntos no Mundial, então esse tricampeonato mundial ganhou ainda mais importância para nós dois e nossa família, porque todos sabem da dificuldade que é ganhar um Mundial, poder trazer para nossa cidade esse título, para nossos amigos e compartilhar tudo isso com nossa família. É um momento muito especial para nós, e isso nos motiva muito a seguir em frente nessa vida maravilhosa que temos, só podemos agradecer a Deus por essa oportunidade”, declarou emocionado.

Oitavo Mundial

Este foi o oitavo Mundial que Figue disputou, sempre chegando ao pódio, mas em 2021 conquistou o primeiro título Mundial e repetiu o feito em 2022, tornando-se bicampeão.

No ano passado, era favorito na competição (categoria Cegos PS VI1), liderou todas as baterias, mas foi punido por cometer interferência ao entrar em uma onda quando seu adversário tinha prioridade.

- Continue lendo após o anúncio -

Na ocasião, Figue disse que a regra foi interpretada de forma correta, ‘mas é uma regra para videntes e meu guia não errou quando me colocou na onda, porque eu estava muito longe do surfista alemão’, justificou na época. Contudo sua nota na primeira onda foi cancelada, valendo só a segunda e Figue ficou com a medalha de bronze. Na ocasião, afirmou que apesar da frustração, estava motivado para continuar treinando firme para buscar o tri em 2024, o que de fato aconteceu neste sábado (9).

Figue e Vera conquistaram a vaga para o Mundial em agosto, no CBSurf Cabedelo Parasurf 2024, Campeonato Brasileiro de Parasurf, realizado na Praia de Intermares, na Paraíba.

Aos 16 anos, Figue sofreu um acidente de trânsito e perdeu a visão. Parou de praticar o surf, mas 17 anos depois, retornou ao esporte e desde então, não parou mais de frequentar pódios nas competições do parasurfe.

Agradecimento

O tricampeão mundial agradeceu todos os envolvidos nesta conquista, a mais importante de sua carreira e disse que chegou lá, graças ao apoio dos patrocinadores.
@lorasurfboards
@ashvattasaudeintegrativa
@portonave
@oceanicaquarium
@liveoficial

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas