A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú está com inscrições abertas até sexta-feira (14) para a etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina. Podem participar as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
A competição envolve estudantes de 12 a 17 anos em 18 modalidades esportivas – como atletismo, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis de mesa e vôlei de praia – e vai definir os participantes da fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina 2025.
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes da cidade, Diogo Catafesta, a FMEBC está com uma verdadeira ‘força tarefa’ junto da Secretaria de Educação para incentivar que as escolas participem.
As competições devem iniciar em março, nos ginásios mantidos pela prefeitura. O desafio está justamente em incentivar que as escolas participem.
“No ano passado, a adesão foi pequena, com apenas seis escolas. Não temos dados de quantos alunos participaram porque a antiga gestão não nos deixou nada disso. Não sabemos porque isso aconteceu, se houve falha de comunicação, mas também há o grande problema nas escolas municipais – nas quadras anexas às escolas, como no CEM Ariribá, onde chove dentro e estamos correndo para resolver o problema, no Vereador Santa também tem problemas graves, no Ivo Silveira e Alfredo Domingos estão em reforma… então há alguns problemas nas escolas, que podem não ter conseguido mandar equipes para o JESC porque não tinham condições de dar aulas de Educação Física para os atletas, que não conseguiam treinar”, explica.
Agora, a FMEBC está planejando estratégias para reforçar e ter uma maior participação. Segundo Catafesta, não sabem se vão conseguir ter o resultado desejado, mas querem incentivar que o máximo possível de escolas participem da etapa municipal.
“A expectativa é conseguir mobilizar mais escolas, por isso vamos trabalhar junto com a Educação, para reforçar com as diretoras e coordenadoras municipais, e também vamos contatar as escolas particulares e estaduais”, diz.
Depois da etapa municipal, os atletas passam para a microrregional e depois estadual, que é a Fesporte que auxilia com a estrutura para a ida aos Jogos (na etapa estadual).
O objetivo da nova gestão da FMEBC é reforçar os Jogos Escolares e mobilizar alunos e fortalecer o esporte.
Catafesta salienta que vão ter um projeto de contraturno levando a FMEBC para dentro das escolas, e assim esperam que para 2026 o panorama seja outro.
“As escolinhas vão acontecer diretamente nos colégios. Nesta quinta-feira (27) vamos fazer 1doc com a Educação para colocar os responsáveis de cada escola, vamos começar por regiões, em escolas onde não tem espaço da FMEBC próximo. Deveremos ter mais detalhes na próxima semana, mas vamos começar gradativamente. A ideia é espalhar por todos os colégios”, acrescenta.
Para inscrever equipes e atletas, as Escolas interessadas devem encaminhar o formulário preenchido à FME por meio da plataforma 1Doc (bc.1doc.com.br) ou presencialmente (Rua 2438, 146 – Centro – das 13h às 19h). Para obter a ficha de inscrição e mais informações sobre o evento, é necessário fazer contato com a Diretoria Técnica de Esportes da FME pelo telefone (47) 3267-7086.