Com 17 medalhas, das quais sete de ouro, o atletismo de Balneário Camboriú conquistou o troféu de bronze nos dois naipes da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) neste final de semana, em Timbó.
A soma de todos os pontos conquistados pelos atletas do IABC/FMEBC, garantiu a Balneário Camboriú os troféus de bronze nos dois naipes, na classificação geral dos JASC 2023.
Talles Frederico Souza Silva (IABC/FMEBC) e Ricardo Konell, de Pomerode, saltaram 2,13m, quebrando o recorde de duas décadas no salto em altura dos JASC. O menor número de erros na primeira tentativa foi o critério para o desempate, que garantiu o ouro e o recorde ao atleta de Balneário Camboriú.
Os velocistas Douglas Hernandes Mendes e Anny Caroline de Bassi, que retornaram semana passada dos Jogos Pan-Americanos, com medalhas de ouro, prata e bronze, conquistaram o lugar mais alto do pódio nos 400m.rasos.
Douglas também conquistou ouro no revezamento 4×400 masculino, que ficou a 0.04 (centésimos) do recorde da competição.
Nos 400m rasos, Douglas correu 47’’38 e ficou a 30 milésimos do recorde mais antigo dos JASC, que continua com Evaldo Rosa da Silva, atual técnico da equipe de atletismo de São Bento do Sul, com a marca de 47s. estabelecida há 43 anos.
Anny que é dona dos recordes dos 100 e 200m rasos dos JASC, este ano competiu, venceu os 400m rasos com 53’’72 e ficou a 10 centésimos de quebrar um recorde muito antigo da competição. Foi a primeira vez que Anny disputou os 400m e já conquistou o ouro.
Nos 100m rasos, a medalha de ouro veio para Balneário Camboriú com a velocista Gabriela Grunow.
Temporada encerrada
A técnica Daiana Gamboa disse que o ponto principal das equipes de todas as categorias tem sido a entrega coletiva.
“Tirando os medalhistas tivemos vários atletas em quarto, quinto lugar, o Diogo marchou, ficou em oitavo lugar, fez um ponto, e a disputa na equipe se dá pelas classificações de quinto, sexto, quarto, oitavo e isso colocamos sempre no início da competição”.
Esta competição em Timbó fechou a temporada para a categoria adultos, faltando apenas uma disputa nas categorias Sub 16 e Sub 14.
“Estamos felizes com os resultados desta temporada, tivemos muitas convocações para seleção brasileira, medalhas internacionais, foi uma temporada fantástica com todos esses resultados”, disse Daiana Gamboa, da Comissão Técnica do IABC.
Classificação Geral de Balneário Camboriú
- Troféu de Bronze nas provas masculinas e femininas
Medalhas de ouro
- Talles Silva – salto em altura, novo recorde do JASC 2,13m
- Gabriela Grunow – 100m
- Anny de Bassi – 400m
- Douglas Hernandes 400m
- João Paulo – salto com vara
- Amanda Aparecida – Heptatlo
- Revezamento 4x400m masculino
Medalhas de prata
- Guilherme Orenhas – 800m
- Lucas Pedro – salto com vara
Medalhas de bronze
- Marcos Lopes – lançamento do Martelo
- Karlana – 5000 m marcha
- Revezamento 4x100m feminino
- Stefanie 400m
- Guilherme- 1500m
- Gabriela Grunow – 200m
- Gabriela Perez – salto em distância
- Revezamento 4 x 400m feminino
Comissão Técnica
- Daiana Gamboa
- Diego Ferreira
- Diogo Gamboa
- Maurício de Paula
- Fisio – Sheyla Oechsler