- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Primeira edição da Rio do Rastro Marathon será neste final de semana

A serra vai ser fechada sábado e domingo das 6h às 14h.

Cerca de 1500 atletas de 19 estados e do Distrito Federal, estão inscritos para disputar a primeira edição da Rio do Rastro Marathon, neste final de semana, na Serra do Rio do Rastro. 

Santa Catarina terá a representação maior: 42%. Os homens são maioria com 73,5%. 88% dos inscritos são corredores e 12% ciclistas. 

Serão três provas, 25km e 42km de corrida e 40km de ciclismo. A prova que vai reunir mais atletas será os 25km de corrida, com 49% dos participantes desta primeira edição.

- Publicidade -

Três cidades estão envolvidas no evento, Lauro Müller, Orleans e Bom Jardim da Serra. 

A prova é organizada pela Corre Brasil e o Mountain Do. 

Novidade para muitos

Muitos dos inscritos ainda não conhecem a Serra do Rio do Rastro e farão a sua estreia nesta prova desafiadora com até 2.560 metros de ganho de altimetria, o que torna a maratona de estrada mais difícil do país. Como forma de incentivar ainda mais os treinos, as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil, desde o início estiveram perto dos atletas na busca dos desafios, como conta a coordenadora de eventos da Corre Brasil, Mariana Neves.   

“Nossa comunicação com os atletas, se dividiu em duas partes ao longo dessa trajetória, desde o lançamento do evento. A primeira foi direcionada na prestação de serviços e dicas motivacionais. A segunda consistiu em contar para os atletas um pouco sobre a história da Serra, a riqueza da fauna e flora, características da região e ainda sobre as cidades que vão receber a prova. Por fim, nomeamos os atletas de ‘Guardiões’ de toda essa riqueza cultural, histórica e natural. Afinal, eles irão correr num local que chega a ser místico de tanto poder que a misteriosa Serra do Rio do Rastro esconde”.

Programação

Os atletas vão retirar o kit da prova no Centro de Eventos Galliano Zomer, no centro de Orleans, que recebe o primeiro evento desde que foi reformado. 

Todos os participantes devem agendar o horário pelo aplicativo da Corre Brasil. Na sexta (1º) o horário de entrega é das 9h às 20h para as três provas. No sábado das 8h às 9h30 apenas para ciclistas e das 9h30 às 19h para os atletas dos 42km. Todos devem entregar preenchido e assinado, na retirada do Kit, o Questionário Médico sobre Covid 19, disponível no site da prova. O Congresso Técnico será transmitido por um telão ao longo dos dois dias da retirada do Kit.

Sábado a Rio do Rastro Marathon começa com os 25km de corrida, às 7h, em frente à prefeitura de Lauro Müller. Às 10h30 e 10h35 tem as largadas do ciclismo, no Paredão de Orleans, no centro de Orleans. 

- Publicidade -

No domingo, no mesmo local, iniciam os atletas dos 42km, às 7h. 

As largadas vão ser realizadas em ondas e cada atleta vai receber seu horário na retirada do kit. O uso de máscara no percurso é opcional, e obrigatório durante a permanência nas arenas de largada, chegada e áreas comuns do evento. 

Para a realização das provas de corrida e ciclismo, a Serra do Rio do Rastro vai ser fechada sábado e domingo das 6h às 14h. Apenas carros da organização e da Polícia Militar Rodoviária terão acesso ao percurso durante o evento.

Tempo de corte e premiação

Todos os atletas deverão concluir os 42km no tempo máximo de 06h59m59s. O ponto de corte vai ser no km 29,5 – Mirante 12 com 04h29m59s. O tempo máximo para terminar os 25km de corrida será de 04h29m59s e tempo de corte será no km 12,5 com 02h04m59s. 

Já na bike o ciclista poderá concluir os 40km em até 03h59m59s. Mesmo quem completar a prova fora do tempo limite e/ou cortado no ponto de corte vai receber uma medalha de participação.

Os cinco primeiros colocados em cada modalidade vão receber troféus. Já nos 25km e 42km de corrida, os atletas vão ganhar ainda uma inscrição para a edição da Rio do Rastro Marathon de 2022. Nas provas de corrida, premiação também por categoria. No Desafio 7K da Santa, as três mulheres e os três homens mais rápidos no percurso, a partir do km 35, também vão ser premiados com uma vaga para a prova do ano que vem. Não haverá cerimônia de premiação. Os troféus serão disponibilizados para retirada na arena do evento.

Prevenção

A Rio do Rastro Marathon vai seguir todos os protocolos sanitários de prevenção e combate ao coronavírus. A Arena do Evento terá acesso controlado e monitorado, sendo permitida a permanência apenas de competidores e staffs. Todos os participantes, trabalhadores envolvidos diretamente com o evento vão ter a temperatura aferida por infravermelho.

Os postos de hidratação serão montados em locais amplos, e com maior espaçamento para evitar acúmulo de corredores.  Será no formato de autoatendimento e os staffs irão realizar a reposição em espaços distanciados.

Na chegada, todos os atletas vão receber máscaras e terão a disposição totens com álcool em gel. A entrega de medalhas será realizada por staffs respeitando o distanciamento. Os banheiros químicos serão higienizados constantemente com aplicação de produtos desinfetantes e serão disponibilizadas pias com água e sabão para lavagem das mãos; 

Mais detalhes da prova podem ser conferidos no site oficial www.riodorastromarathon.com.br e nas redes sociais: @riodorastromarathon @correbrasil @mountaindo.trailrun

Fonte: Assessoria de Imprensa Corre Brasil

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -