- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

Primeira edição da Rio do Rastro Marathon será neste final de semana

A serra vai ser fechada sábado e domingo das 6h às 14h.

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cerca de 1500 atletas de 19 estados e do Distrito Federal, estão inscritos para disputar a primeira edição da Rio do Rastro Marathon, neste final de semana, na Serra do Rio do Rastro. 

Santa Catarina terá a representação maior: 42%. Os homens são maioria com 73,5%. 88% dos inscritos são corredores e 12% ciclistas. 

Serão três provas, 25km e 42km de corrida e 40km de ciclismo. A prova que vai reunir mais atletas será os 25km de corrida, com 49% dos participantes desta primeira edição.

Três cidades estão envolvidas no evento, Lauro Müller, Orleans e Bom Jardim da Serra. 

- Publicidade -

A prova é organizada pela Corre Brasil e o Mountain Do. 

Novidade para muitos

Muitos dos inscritos ainda não conhecem a Serra do Rio do Rastro e farão a sua estreia nesta prova desafiadora com até 2.560 metros de ganho de altimetria, o que torna a maratona de estrada mais difícil do país. Como forma de incentivar ainda mais os treinos, as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil, desde o início estiveram perto dos atletas na busca dos desafios, como conta a coordenadora de eventos da Corre Brasil, Mariana Neves.   

“Nossa comunicação com os atletas, se dividiu em duas partes ao longo dessa trajetória, desde o lançamento do evento. A primeira foi direcionada na prestação de serviços e dicas motivacionais. A segunda consistiu em contar para os atletas um pouco sobre a história da Serra, a riqueza da fauna e flora, características da região e ainda sobre as cidades que vão receber a prova. Por fim, nomeamos os atletas de ‘Guardiões’ de toda essa riqueza cultural, histórica e natural. Afinal, eles irão correr num local que chega a ser místico de tanto poder que a misteriosa Serra do Rio do Rastro esconde”.

Programação

- Publicidade -

Os atletas vão retirar o kit da prova no Centro de Eventos Galliano Zomer, no centro de Orleans, que recebe o primeiro evento desde que foi reformado. 

Todos os participantes devem agendar o horário pelo aplicativo da Corre Brasil. Na sexta (1º) o horário de entrega é das 9h às 20h para as três provas. No sábado das 8h às 9h30 apenas para ciclistas e das 9h30 às 19h para os atletas dos 42km. Todos devem entregar preenchido e assinado, na retirada do Kit, o Questionário Médico sobre Covid 19, disponível no site da prova. O Congresso Técnico será transmitido por um telão ao longo dos dois dias da retirada do Kit.

Sábado a Rio do Rastro Marathon começa com os 25km de corrida, às 7h, em frente à prefeitura de Lauro Müller. Às 10h30 e 10h35 tem as largadas do ciclismo, no Paredão de Orleans, no centro de Orleans. 

No domingo, no mesmo local, iniciam os atletas dos 42km, às 7h. 

As largadas vão ser realizadas em ondas e cada atleta vai receber seu horário na retirada do kit. O uso de máscara no percurso é opcional, e obrigatório durante a permanência nas arenas de largada, chegada e áreas comuns do evento. 

Para a realização das provas de corrida e ciclismo, a Serra do Rio do Rastro vai ser fechada sábado e domingo das 6h às 14h. Apenas carros da organização e da Polícia Militar Rodoviária terão acesso ao percurso durante o evento.

Tempo de corte e premiação

Todos os atletas deverão concluir os 42km no tempo máximo de 06h59m59s. O ponto de corte vai ser no km 29,5 – Mirante 12 com 04h29m59s. O tempo máximo para terminar os 25km de corrida será de 04h29m59s e tempo de corte será no km 12,5 com 02h04m59s. 

Já na bike o ciclista poderá concluir os 40km em até 03h59m59s. Mesmo quem completar a prova fora do tempo limite e/ou cortado no ponto de corte vai receber uma medalha de participação.

Os cinco primeiros colocados em cada modalidade vão receber troféus. Já nos 25km e 42km de corrida, os atletas vão ganhar ainda uma inscrição para a edição da Rio do Rastro Marathon de 2022. Nas provas de corrida, premiação também por categoria. No Desafio 7K da Santa, as três mulheres e os três homens mais rápidos no percurso, a partir do km 35, também vão ser premiados com uma vaga para a prova do ano que vem. Não haverá cerimônia de premiação. Os troféus serão disponibilizados para retirada na arena do evento.

Prevenção

A Rio do Rastro Marathon vai seguir todos os protocolos sanitários de prevenção e combate ao coronavírus. A Arena do Evento terá acesso controlado e monitorado, sendo permitida a permanência apenas de competidores e staffs. Todos os participantes, trabalhadores envolvidos diretamente com o evento vão ter a temperatura aferida por infravermelho.

Os postos de hidratação serão montados em locais amplos, e com maior espaçamento para evitar acúmulo de corredores.  Será no formato de autoatendimento e os staffs irão realizar a reposição em espaços distanciados.

Na chegada, todos os atletas vão receber máscaras e terão a disposição totens com álcool em gel. A entrega de medalhas será realizada por staffs respeitando o distanciamento. Os banheiros químicos serão higienizados constantemente com aplicação de produtos desinfetantes e serão disponibilizadas pias com água e sabão para lavagem das mãos; 

Mais detalhes da prova podem ser conferidos no site oficial www.riodorastromarathon.com.br e nas redes sociais: @riodorastromarathon @correbrasil @mountaindo.trailrun

Fonte: Assessoria de Imprensa Corre Brasil

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -