- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú

Surfista Figue Diel da Praia Brava é convocado pela quinta vez para o Mundial nos EUA

O atleta é o terceiro melhor surfista do mundo na sua categoria.

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O surfista Figue Diel, 47 anos, da Praia Brava, foi convocado pela quinto ano consecutivo para integrar a seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Para-surf, de 6 a 11 de novembro, em Pismo Beach, na Califórnia (EUA). 

A convocação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) essa semana. 

A competição realizada pela Associação Internacional de Surf (ISA) e organizada pela AmpSurf, reúne atletas do surf adaptado do mundo todo. 

Figue vai representar o Brasil na categoria Para Surf VI 1. No ano passado ficou vice-campeão.

- Publicidade -

“É com muita alegria que recebo o convite da CBS para novamente integrar a equipe brasileira no mundial. O surf é um esporte olímpico e o campeonato é uma oportunidade para reforçar a importância da modalidade para todos os públicos”, comenta.

A  competição

No ano passado, mais de 20 países participaram da competição. 

O Campeonato Mundial de Para-surf funciona por equipes: os surfistas competem em categorias individuais e somam pontos para seu país. A federação que somar mais pontos no conjunto de atletas será a vencedora.

- Publicidade -

Os surfistas são reunidos em categorias de acordo com as deficiências semelhantes. O júri avalia tanto as manobras como a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos atletas. 

Figue representa o Brasil na categoria dos surfistas com deficiência visual total.

As baterias são transmitidas ao vivo pela ISA, no site oficial da associação: www.isasurf.org

Treinos diários

O treinamento para fortalecimento e melhor rendimento no esporte envolve práticas de yoga, sessões de escalada, aulas de pilates, acompanhamento fisioterapêutico, alimentação saudável, entre outras práticas para um estilo de vida equilibrado.

O surf e o yoga compõem o estilo de vida do atleta. 

“Cumpro as minhas disciplinas com gosto e com esforço. É uma honra representar o Brasil em um campeonato mundial, mas mantenho a alma do surfista, que é se divertir independentemente do resultado”.

Figue tem patrocínio de grandes marcas da região que apoiam o desenvolvimento do surf paralímpico, como Portonave, Santacosta, Lora Surfboards, Chiclete Trunk e Ashvatta Yoga.

Inspiração dentro e fora da água

Figue perdeu a visão aos 16 anos após um acidente de carro. As lesões nos olhos, causadas pelos fragmentos do vidro do pára-brisa, levaram à cegueira total. O jovem gaúcho que surfava em Torres (RS) desde moleque sofreu ao deixar de ver as ondas.

Procurou nos esportes uma maneira de seguir acreditando que a vida é o maior presente. 

Figue é faixa preta em jiu-jitsu e escalador de rochas, considerado como o primeiro deficiente visual a escalar no Yosemite National Park, na Califórnia.

Descobriu o yoga em 1998, quando começou a praticar Hatha Yoga. Hoje é professor e ministrante de palestras sobre a importância da prática na busca do equilíbrio pessoal. 

“A felicidade pode ser vivida e experienciada por cada um de nós, agora. Porque é exatamente o que todos nós somos: felicidade”.

Junto ao pai, João Nirto Diel, reativou a escola de cães guia Helen Keller, em Balneário Camboriú, na intenção de proporcionar a outros cegos a oportunidade de ter um cão guia. Foi o primeiro morador da região a utilizar um cão-guia. 

A maturidade e o autoconhecimento físico, mental e intelectual proporcionaram algo que antes parecia impossível: voltou a surfar sem a visão, a sentir a onda. Reencontrou no surf a fonte da juventude e de inspiração para continuar com o sorriso no rosto. Viajou para o Chile, Peru, Califórnia, El Salvador, Costa Rica, Cabo Verde e Indonésia em busca das ondas perfeitas.

Participou em 2016, 2017, 2018 e 2020 do Mundial ISA de Surf Adaptado conquistando três vezes o vice-campeonato. 

Fonte: Fernanda Vieira de Maria

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -