- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Autismo é tema central da Jornada de Inclusão do IFC Camboriú nesta sexta-feira

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú será sede do evento ‘Jornada de Inclusão’, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira (12), às 19h, no auditório nobre da escola. 

A ação é uma promoção entre o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFC Camboriú, Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú.

O evento é gratuito e tem como proposta proporcionar um espaço de diálogo, reflexão e sensibilização, voltado aos profissionais da educação e/ou atuantes na área da educação especial, estudantes e familiares. 

- Publicidade -

A programação inicia com a participação especial da musicista e autista, Ana Paula Ferreira. 

Para a primeira palestra do evento, a pedagoga e mãe de autista, Arlete Boing Petry, fala sobre o tema ‘Do nascimento à descoberta do autismo’. Logo após, o escritor, palestrante e filho de Arlete, Marcos Petry, palestra sobre ‘O autismo na visão de autista’.

Para participar e obter certificado, basta fazer a inscrição aqui . Confira aqui o tutorial sobre como fazer a inscrição.

Serviço:

O quê? Evento – Jornada de Inclusão

Quando? 12/08, às 19h

Onde? Auditório nobre do IFC Camboriú (Rua Joaquim Garcia, s/n, Camboriú/SC)

Confira a programação:

18h45 – Credenciamento

- Publicidade -

19h20 – Abertura Oficial: participação especial da Musicista e Autista Ana Paula Ferreira 19h50 – Do nascimento à descoberta do Autismo, com Arlete Boing Petry

20h50 – Intervalo

21h – Autismo na Visão de um Autista, com Marcos Petry, autor dos livros: “Memórias de um autista por ele mesmo”. Instagram: @omarcospetry

22h – Encerramento

Os palestrantes

Arlete Boing Petry

Graduada em Pedagogia pela UNIASSELVI Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Com especialização em Psicopedagogia. Arlete foi professora de séries iniciais e Ensino Fundamental por muitos anos e atuou junto a Comissão Esportiva de Vidal Ramos, incentivando equipes estudantis da cidade e promovendo a importância do esporte nas escolas. Com forte vocação para o voluntariado, ela atuou junto a Pastoral da Criança, desenvolvendo práticas de estímulo em crianças com deficiência. Mais tarde, Arlete e o marido Orlando utilizaram e propagaram o método Glenn Doman, por meio de sua variante brasileira o Método Véras.

Arlete e Orlando estimularam o filho Marcos Petry com o constante e irrestrito apoio da Escola Charlotte de Brusque e, pouco a pouco, expandiram a prática, o que levou estímulos a mais crianças e culminou com o grupo de voluntárias que implantou em Vidal Ramos uma sede da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE). Atualmente, Arlete participa de rodas de conversas em escolas e grupos de mães, onde percorre o Brasil evidenciando o papel do ambiente familiar para o estímulo e a autonomia do indivíduo autista.

Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI; Pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI; Pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista, pelo Child Behavior Institute of Miami. Mestrando em Intervenções Psicopedagógicas; Poliglota, fala quatro idiomas: alemão, inglês, sueco e espanhol. Atualmente estuda os idiomas italiano e catalão. Autor e proprietário do canal Diário de um Autista, no Youtube, que conta com mais de 156 (cento e cinquenta e seis) mil assinantes e mais de 5 (cinco) milhões de visualizações.

Viaja por todo o Brasil ministrando palestras, fóruns de educação e seminários, onde aborda o aprendizado do autista, o modo como enxerga e vivencia o mundo a sua volta. Além disso, promove trocas de experiências e rodas de conversa, principalmente voltadas a professores, pais, alunos e profissionais da área. É escritor, com 4(quatro) obras publicadas: “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres”, “Memórias de um Autista por Ele Mesmo” e “Memórias de um Autista por Ele Mesmo II”, onde conta um pouco do processo de descoberta do Autismo, a aceitação e a superação dos limites. Este ano lançou sua quarta obra: “Muito Prazer Eu Sou Autista”, para conscientizar e informar pais e professores sobre o dia a dia e as potencialidades do indivíduo autista. Para isto, ele reúne as pautas do “Diário de um Autista” e analisa alguns de seus desafios para compreender o desenrolar do cotidiano.

Dúvidas: [email protected]

fonte – Coordenadoria Especial de Comunicação – CECOM

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -