- Publicidade -
- Publicidade -
24.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú é sede da I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina

A acelerada ocupação dos 27 municípios da faixa litorânea é um dos principais temas do encontro na Univali/BC

Com o tema ‘A Responsabilidade Social na Urbanização, Turismo, Recursos Hídricos e Saneamento’ começou nesta segunda-feira (26), a I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina, no campus da Univali, em Balneário Camboriú.

Serão três dias para debater várias situações que preocupam e precisam de ações a curto, médio e longo prazo.

O evento é coordenado pelo professor e pesquisador da Univali, Marcus Polette.

- Publicidade -

Pela primeira vez as Universidades e Institutos de Pesquisas catarinenses que desenvolveram pesquisas no âmbito da zona costeira, formada por 27 municípios, estarão reunidas. 

Estão programadas 16 mesas-redondas com a participação de mais de 90 palestrantes representantes da academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada. 

A proposta está em entender os problemas e potencialidades da zona costeira de Santa Catarina, bem como estabelecer as bases de reflexão para a construção de um sistema de indicadores de qualidade ambiental e bem-estar.

O professor Polette disse ao Página 3 em abril deste ano, quando anunciou o evento, que é preciso refletir com urgência sobre a ocupação destes municípios litorâneos, porque estão vivendo um processo de urbanização acelerado (Conferência vai abordar a acelerada ocupação dos 27 municipios da faixa litoranea de SC).

A programação de segunda-feira (26) abre às 9h, com uma mesa-redonda sobre Turismo e Veraneio na Zona Costeira de SC. Mais oito mesas-redondas estão programadas para o dia.

Na terça-feira (27), 9h, a primeira mesa-redonda debaterá sobre Adensamento e Verticalização na orla: implicações e desafios. Ao todo serão oito debates no dia.

A quarta-feira (28) está reservada para apresentações, análises e conclusões dos diversos grupos. O I Relatório de Qualidade Ambiental da Zona Costeira de Santa Catarina deverá ser lançado em dezembro de 2023.

- Publicidade -

Confira a programação aqui: Programação.pdf

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -