Após o anúncio do primeiro evento legalizado de grau, que acontecerá domingo (23) em Balneário Camboriú, no Bairro dos Estados (relembre aqui), a Polícia Militar da cidade enviou nota à imprensa informando que irá intensificar a fiscalização na Estrada da Rainha, onde muitos praticantes de grau costumam se encontrar (no local inclusive uma confusão aconteceu em 2024 – relembre aqui).
Policiais irão intensificar a fiscalização na Estrada da Rainha, com o objetivo de ‘coibir práticas que colocam em risco a segurança da população e dos próprios ciclistas’.
Entre as ações de maior foco, estão as ‘manobras perigosas realizadas por alguns ciclistas, que desafiam as leis de trânsito e aumentam o risco de acidentes graves’, de acordo com a nota enviada pela Polícia Militar.

A PM reforça que a presença constante da fiscalização visa evitar que essas infrações se tornem comuns, garantindo a tranquilidade nas ruas da cidade.
Na nota é destacado que um dos comportamentos que mais chama a atenção das autoridades é justamente o “grau”, manobra em que o ciclista empina a bicicleta, deixando apenas uma roda no chão.
“Embora pareça uma prática inofensiva para alguns, ela oferece um alto risco de vida tanto para o ciclista quanto para os pedestres e motoristas próximos. Quando realizada em locais de grande movimentação, a manobra pode causar acidentes graves e até fatais”, segundo a Polícia Militar.

Na nota é pontuado ainda que a PM alerta para a importância de respeitar as normas de trânsito, evitar comportamentos imprudentes e que o uso consciente da bicicleta é fundamental para garantir a segurança de todos e a ordem pública.
“Aqueles flagrados realizando manobras perigosas terão as bicicletas apreendidas, visando preservar a integridade das pessoas nas vias públicas”, completa o texto.