A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe uma das etapas do 2º Seminário Amigo do Leão nesta sexta (1). O evento, realizado no campus Balneário Camboriú, vai debater temas ligados ao funcionamento do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e dos Fundos do Idoso.
O objetivo é impulsionar a doação e arrecadação de recursos para o financiamento de projetos sociais em Santa Catarina.
A organização do Seminário espera reunir cerca de 300 pessoas durante o evento, que é aberto ao público. Especialistas e convidados vão contribuir com a programação, que terá palestras e mesas de debate sobre o tema.

A Univali é uma das apoiadoras da iniciativa, que é promovida pelo Instituto Amigo do Leão e tem a adesão de entidades representativas empresariais, setoriais, profissionais e governamentais.
O coordenador do curso de Direito na Univali, campus Balneário Camboriú, professor Newton Cesar Pilau, explica que os fundos estaduais e municipais são ferramentas de políticas públicas e de mobilização de recursos, que são utilizadas por instituições para financiar projetos sociais. Segundo o docente, embora todos possam ajudar e destinar parte de seu Imposto de Renda (IR) para ajudar projetos sociais, os valores arrecadados por estas doações ainda estão aquém do potencial de arrecadação em Santa Catarina.
“Estima-se que o potencial de arrecadação no Estado seja de quase R$373 milhões para os dois fundos. No entanto, os dados apresentados pela Nota Técnica do CODAR demonstram que, em 2023, apenas 3,83% do montante de doações, realizadas por pessoas físicas na declaração do IR, foi arrecadado e repassado aos fundos no Estado”, disse.
O diretor financeiro do Instituto Amigo do Leão, professor Wilson Reginatto Júnior explica que a Instituição foi criada por amigos que atuam no terceiro setor e são captadores de recursos para projetos sociais.
“Nasceu do sentimento de inconformismo que temos em relação à pequena quantidade de recursos doados pelo imposto de renda, de pessoas físicas e jurídicas, aos fundos da criança e do idoso. O Instituto nasceu com esse grande objetivo, de mudar esse cenário”, afirmou.
A diretora de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, endossa a importância de ações de incentivo fiscal que permitem empresas e pessoas físicas ajudarem a transformar a vida de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
“Somos uma Universidade Comunitária e entendemos a importância de engajar cada vez mais pessoas, empresas e instituições para aumentar as doações e otimizar o financiamento de projetos sociais.”, complementa.
Atividade integra Prêmio Amigo do Leão
O Seminário Amigo do Leão vai acontecer em duas etapas, sendo a primeira realizada em Florianópolis, dia 31 de outubro, e a segunda realizada na Univali, campus Balneário Camboriú, no dia 1.
Os dois encontros integram a programação do Prêmio Amigo do Leão, que reconhece o engajamento daqueles que contribuem com a arrecadação de recursos para os fundos catarinenses.
O evento de premiação também ocorre na quinta-feira (31), na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Inscrição é gratuita
O Seminário é voltado ao público interessado em compreender como funciona a doação e captação de recursos para projetos sociais. Na Univali, as atividades serão realizadas no Bloco 7, auditório 2.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.sympla.com.br, onde também está disponível a programação completa do evento.
“Na ocasião, estarão reunidos grandes nomes do segmento, que vão compartilhar o seu conhecimento sobre o tema. A participação é uma forma de ampliar a visão e disseminar informações valiosas para a sociedade. Toda a comunidade acadêmica está convidada a prestigiar a programação que, inclusive, é gratuita”, destaca Pilau.
Programação Balneário Camboriú
- 8h – Welcome Coffee;
- 9h – Palestra “Doar faz bem: campanhas de arrecadação de doações através dos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso”, com o presidente do Instituto Luciano Martins e artista plástico, Luciano Martins, e a supervisora de políticas públicas da FECAM, Janice Merigo;
- Abertura do edital de candidatura de campanhas 2025;
- 10h – Mesa de Debates: Como captar recursos para o seu fundo municipal – O Conselho captador, com mediação da coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Portobello, Scheila Orlandi, e participação de Edson Willian Piotto (presidente do Conselho Municipal do Idoso de Jaraguá do Sul), Nei de Souza (diretor técnico e de projetos do Bairro da Juventude, de Criciúma), e Carlos Roberto Roncaglio (diretor do Instituto Amigo do Leão);
- 11h – Palestra “Fluxo do Incentivo Fiscal a partir da doação do Imposto de Renda – em parceria com a Receita Federal”, com os conselheiros do Instituto Amigo do Leão, Tadeu Vieira e Loriberto Starosky Filho;
- 12h – Intervalo para almoço;
- 13h30min – Abertura da programação com fala dos apoiadores;
- 14h – Palestra “Balanço do Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso de Santa Catarina”, com Andrea Raupp Cardoso (presidente do CEDCA) e Sabrina Mores (presidente do CEI);
- 15h – Coffee Break;
- 15h30min – Palestra “Panorama do Investimento Social com uso de incentivos fiscais no Estado de Santa Catarina”, com Thiago Alvim (diretor do PROSAS);
- 16h30min – Mesa de Debates: “Pacto pela Transparência – Para onde vai o recurso das doações aos fundos”, com mediação da presidente do Instituto Amigo do Leão, Clarissa Iser, e participações de Sandro Volpato Faria (gerente de Responsabilidade Social da FIESC), Thiago Alvim, Josiane Hoepers (presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú), Jean Carlos Coelho (assessor contábil da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI);
- 18h – Encerramento
Mais informações: No site amigodoleao.org.br ou com o professor Wilson Reginatto Junior, pelo e-mail [email protected].
________________
Texto: Comunicação/Univali