Advogado denuncia ao TCE a alteração do nome do Centro de Eventos Júlio Tedesco

- Publicidade -
- Publicidade -

O segredo mais bem (mal) guardado do governo Ju Pavan

Atualizado: secretária deve deixar o cargo logo após a eleição.

Projeto aprovado na Câmara de Balneário Camboriú gera discussão sobre volta da ‘indústria da multa’

Sistema poderá utilizar veículos com câmeras para fiscalizar estacionamento, mas forma de implantação ainda será definida, afirma Evaldo Hoffmann

Após reclamações sobre gestão do CEM Vereador Santa, Educação diz que apura relatos e anuncia gabinete na escola

Pais, mães e professores procuraram o Página 3 após reportagem sobre problemas estruturais. A partir de segunda-feira (28), comunidade poderá apresentar demandas diretamente a diretores da Secretaria de Educação

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O advogado Carlos Renato Portes Junior, apresentou denúncia ao Tribunal de Contas do Estado devido ao consórcio que venceu a licitação para o Centro de Eventos Júlio Tedesco, estar utilizando o nome Expocentro, contrariando lei estadual e supostamente violando o contrato de concessão.

O advogado disse ao Página 3 que o concessionário está violando, além de legislação estadual, a memória histórica de Balneário Camboriú.

A denúncia apresentada ao Tribunal de Contas segue reproduzida abaixo:

Ao

Exmo. Sr. Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

- Continue lendo após o anúncio -

Presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina

Carlos Renato Portes Junior, advogado, inscrito na OAB/SC 14.528, com endereço profissional na Rua 1.822, n. 400, sala 904, CEP 88330-484, na cidade de Balneário Camboriú-SC, na qualidade de munícipe, vem à sua presença expor e requerer o que abaixo se descreve.

O Centro de Eventos Júlio Tedesco, de propriedade do Governo do Estado de Santa Catarina, localizado em Balneário Camboriú, foi concedido à iniciativa privada, em 22/12/2021.

Isso ocorreu após o poder concedente, o concessionário e o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) firmarem Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), em 30/11/2021, que submete o contrato de concessão ao monitoramento contínuo por parte deste TCE/SC pelo prazo de 5 anos.

Antes da assinatura do TAG e do contrato de concessão, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, em 31 de agosto de 2021, o projeto que se tornaria a Lei Estadual Nº 18.212, denominando o Centro de Eventos de Balneário Camboriú como Centro de Eventos Júlio Tedesco, passando esse a ser o nome oficial daquele equipamento pertencente ao Governo do Estado.

- Continue lendo após o anúncio -

A homenagem da Assembleia Legislativa se justifica porque Júlio Tedesco foi um importante empresário catarinense, distinguido pela Federação das Indústrias com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e teve, ao longo de mais de 50 anos, participação decisiva no desenvolvimento do turismo catarinense, notadamente de Balneário Camboriú.

Ocorre que, após o concessionário assumir a gestão do Centro de Eventos Júlio Tedesco, ao arrepio da lei e do contrato de concessão, passou a denominá-lo Expocentro BC, ilegalidade que está comprovada com material anexado ao final dessa representação.

Além de descumprir uma lei estadual, utilizando nome diverso daquele que a sociedade catarinense, através de seus representantes legitimamente eleitos, escolheu para o Centro de Eventos, o concessionário tem anunciado na imprensa que o nome poderá mudar novamente já que está em busca de um patrocinador para vender os direitos de nome (naming rights).

O contrato de concessão, em seu artigo 19, estabelece que a concessionária poderá efetuar a “Comercialização de naming rights, se houver, de qualquer dos equipamentos existentes no bem público concedido, com a autorização expressa do PODER CONCEDENTE”.

O art. 19.1, inciso III, informa que “Além dos valores auferidos em razão do uso do bem público concedido, a concessionária poderá ainda ser remunerada pelas seguintes fontes acessórias de receita:

- Continue lendo após o anúncio -

I – (…)

II-(…)

III- Comercialização de naming rights, se houver, de qualquer dos equipamentos existentes no bem público concedido, com autorização expressa do PODER CONCEDENTE; ( o grifo é nosso)

Esse dispositivo deixa claro que dependerá da autorização expressa do poder concedente.

Tendo em vista que a lei a Lei Estadual Nº 18.212/2021, acima citada, estabeleceu que o poder público denominou como Centro de Eventos Júlio Tedesco, entende-se estar expressamente desautorizada a concessionária a alterar ou comercializar o naming rights do referido Centro de Eventos.

Não é demais informar que o Edital previu, em seu artigo 15.10 que:

“Constará, também, no contrato, cláusula segundo a qual a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina -SANTUR promoverá a rescisão do mesmo, independente de interpelação judicial ou extrajudicial, quando:

15.10.1 Não cumprir qualquer uma das suas cláusulas contratuais”

Portanto, a mudança do nome do Centro de Eventos, implicará em infração do contrato firmado entre as partes.

Assim que, salvo melhor juízo, não pode a Santur conceder autorização para o uso de outro nome ao Centro de Eventos Júlio Tedesco, porque estaria contrariando, além do Edital, contrato firmado e ainda lei estadual em vigor.

Dessa forma, venho requerer que, no âmbito do Termo de Ajustamento de Gestão firmado com este TCE/SC, seja o concessionário advertido de que deverá suspender imediatamente o uso do nome Expocentro BC, passando a utilizar o nome oficial definido na Lei Estadual Nº 18.212 que é Centro de Eventos Júlio Tedesco.

Requeiro também que seja a Santur orientada por este TCE/SC a não autorizar o uso de direito de nome (naming rights) ao concessionário de forma que venha a sobrepor a denominação oficial Centro de Eventos Júlio Tedesco.

Termos em que pede e espera o deferimento.

Balneário Camboriú SC, 19 de maio de 2022.

Carlos Renato Portes Junior

Advogado OAB/SC 14.528

Fone (47) 99927-7217

e-mail: [email protected]

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas