- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Artistas plásticos e fotógrafos doaram obras para humanizar a nova unidade do Unacon

Univali viabilizou doação das obras artísticas ao Hospital Marieta

Os pacientes atendidos pela nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e pelo Ambulatório de Especialidades do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, terão mais conforto nos atendimentos, além de acesso a um espaço mais humanizado. 

A inauguração oficial, realizada nesta segunda (27), também marcou a entrega de 14 obras de arte, doadas por artistas plásticos e fotógrafos de Itajaí: três telas produzidas pelas pintoras Lindinalva Deólla, Marlene Severino e Teresinha Borba e mais 11 imagens cedidas pelos fotógrafos Betinho Russi, Davi Berndt, Helia Farias, Karine Gerlach, Lucas Correia, Magru Floriano e Nestor Varela. As fotos foram impressas com o apoio de uma empresa parceira, a Cópia & Cia.

A intermediação e curadoria destas doações foi feita pelo setor de Arte e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

- Publicidade -

A curadora de Arte da Universidade, Ane Fernandes disse que a iniciativa teve forte adesão dos artistas e apoiadores e, em pouco mais de duas semanas, a organização das peças já estava pronta para ser instalada no espaço.

“Sabemos que a arte humaniza os ambientes e beneficia o cotidiano das pessoas. Foi por esse motivo que as empresas, artistas e demais envolvidos, uniram-se para criar um ambiente que ofereça um pouco mais de tranquilidade e bem-estar aos pacientes. O objetivo é que os usuários se sintam mais acolhidos”, destacou.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho acrescentou que a arte tem o poder de influenciar a saúde de forma positiva, por isso, toda ação que ajude a aproximar o paciente de qualquer meio de expressão artística é de grande importância. 

“Nós somos uma Universidade Comunitária e, neste caso, contribuir com a promoção da saúde da comunidade é uma imensa satisfação e alegria, além de, principalmente, ser um compromisso”, disse o reitor.

Estrutura dobrará a capacidade de atendimento

A ampliação da Unacon vai dobrar a capacidade de atendimento dos pacientes. 

O novo espaço terá 10 consultórios médicos, quatro consultórios de equipe multiprofissional e 33 poltronas de quimioterapia. 

Já o Ambulatório de Especialidades terá 17 consultórios médicos. 

- Publicidade -

A gerente de operações do Hospital Marieta, Tatiane Chemin, afirma que o valor total, investido nos pavimentos de Unacon e no Ambulatório, correspondem a cerca de R$15 milhões.

Segundo informações divulgadas pelo Hospital Marieta, atualmente, a demanda mensal de atendimentos na Unacon é de 3,9 mil consultas e 1.585 tratamentos, que englobam quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia. 

Além disso, todos os meses também são realizadas 100 cirurgias e 1,1 mil sessões por meio do Serviço de Radioterapia. 

Já o volume de atendimentos no ambulatório fica em torno de 3,3 mil por mês.

fonte: Assessoria Comunicação/Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -