- Publicidade -
- Publicidade -
28.8 C
Balneário Camboriú

Assembleia Pública definirá usos permitidos do Rio Camboriú e aquíferos da região

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Novo espaço gastronômico inspirado em Nova York chega em breve a Balneário Camboriú

O New York Food Lounge, novo espaço gastronômico de Balneário Camboriú, será inaugurado em breve na esquina da Avenida...

Nota Oficial do CRECI-SC sobre a prisão preventiva de corretor de imóveis em Navegantes

A prisão preventiva do corretor de imóveis D.N. em Navegantes, na última sexta-feira (14), é mais uma demonstração do...

Após 17 BOs juiz manda igreja da Vila Real parar com o barulho e ameaça com multa de R$ 50 mil

O vizinho tem um filho autista, mas nem isso trouxe um pouco de bom senso aos pastores, sendo necessário usar a força da lei.
- Publicidade -
- Publicidade -

Na próxima quinta-feira (13), às 14h, ocorrerá uma reunião pública no Auditório Cães-Guia, no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, para discutir os diferentes usos e metas de qualidade das águas do Rio Camboriú e dos aquíferos da região.

A reunião faz parte do processo de elaboração do Enquadramento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, um importante instrumento de gestão hídrica previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997). 

“O Enquadramento dos rios presentes na nossa Bacia vai ser muito importante, porque é uma ação fundamental que vai garantir a gestão dos recursos hídricos. De uma forma simples, o Enquadramento é um instrumento de planejamento. Então, após a definição das classes de uso, que podem ser de um a quatro, vai fazer toda a diferença na região porque os cursos d’água serão usados de forma mais responsável e de uma forma mais estratégica”, destaca Lívia Gardini, Secretária Executiva do Comitê Camboriú.

O que será debatido

O projeto, iniciado em 2023 pelo Comitê Camboriú, com execução do Instituto Água Conecta, tem como principal objetivo definir diretrizes que garantam a qualidade e a proteção das águas no médio e longo prazo. 

Durante o evento, serão apresentados e discutidos os principais aspectos da proposta de Enquadramento, baseada em estudos técnicos e análises dos diferentes usos da água na região.

O que pode mudar

A aprovação e implementação desse instrumento podem impactar diretamente aspectos como: Licenciamentos ambientais, lançamentos de efluentes e outras regulamentações para preservação dos recursos hídricos.

Após a Assembleia Pública e a incorporação de eventuais ajustes, a proposta será submetida à deliberação do Comitê Camboriú e, posteriormente, ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos. 

Uma vez aprovada, passará a ser um instrumento normativo oficial, orientando novos projetos e regulamentações voltadas à gestão das águas da região.

A minuta da “Proposta de Enquadramento e Programa para Efetivação do Enquadramento para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas”pode ser acessada no link: clique aqui.

A participação é gratuita e aberta à comunidade, que pode e deve participar deste momento focado em ajudar a construir diretrizes que assegurem um futuro sustentável para as águas do Rio Camboriú. Inscrições por este link (clique aqui).

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas