- Publicidade -
- Publicidade -
21.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú é destaque em evento do Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities

A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa Furtado Lenzi, representou a cidade no evento online do Ranking Connected Smart Cities 2022, nesta terça-feira (10), onde foram apresentados os indicadores de meio ambiente, soluções e resultados do município.

Balneário Camboriú foi convidado por estar em primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021.

“A ideia era pensar, propor e desenvolver novos indicadores para o Ranking, e Balneário apresentou algumas de suas experiências. Nós temos os principais indicativos avaliados no eixo do Meio Ambiente, que são saneamento e gestão de resíduos sólidos, estamos bem à frente dos 667 municípios avaliados”, diz a secretária.

- Publicidade -

Heloísa apresentou aos participantes o que está acontecendo em Balneário neste momento, como a expansão da rede esgoto para chegar em 100% (atualmente o número é de 94,9%, porém a vizinha Camboriú tem praticamente 0%). 

“Também já temos 100% do município contemplado com a rede de água; e apresentamos ainda os nossos números quanto à gestão dos resíduos sólidos, que somos exemplo inclusive para outros municípios em outros contextos”, diz.

Ranking Connected Smart Cities – Unidades de conservação e urbanização urbana

A secretária também sugeriu aos participantes alguns indicadores, os quais Balneário tem conseguido manter, como é o caso das unidades de conservação – Balneário tem praticamente um terço de áreas protegidas por unidade de conversação ou zoneamento municipal. 

“Apesar de ser bastante adensada, conseguimos ter índices interessantes de áreas verdes e gostaríamos de melhorar o nosso índice de urbanização urbana – e sugerimos isso também como um indicador que pode ser trabalhado fortemente, que é o que Balneário vai fazer”, comenta.

Ranking Connected Smart Cities – Balneabilidade em pauta

Outro indicativo apresentado é a balneabilidade, que Balneário acompanha via Instituto do Meio Ambiente (IMA SC) e também por suas próprias coletas. 

“Isso é bastante importante, para demonstrar a saúde de nossas águas. Temos muito a melhorar na qualidade de nossas águas, mas o atual governo enfrentou de frente essa problemática e nós estamos começando a melhorar consideravelmente”, acrescenta.

Ranking Connected Smart Cities – Exemplo a nível de Brasil

- Publicidade -

A secretária lembra ainda que Balneário possui problemas ambientais, mas que o fato de trabalhar para tentar resolvê-los é um grande diferencial, tanto que a cidade é destaque positivamente e foi convidada a participar deste importante evento para falar para outros municípios. 

“Vemos que temos muito a ofertar, que somos um exemplo a seguir, é importante que o munícipe cobre mudanças dos governantes, mas que tenha muito orgulho, pois somos exemplo a nível de Brasil”, completa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: