- Publicidade -
- Publicidade -
19.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Banco de Perucas, Lenços e Toucas de Itajaí fez quase mil empréstimos ou doações

Interessadas em receber ou emprestar acessórios ou fazer doações deve procurar a Associação Madre Teresa

Além do peso do diagnóstico, as mulheres que precisam tratar um câncer têm ainda a preocupação com a autoestima. A Associação Madre Teresa foi em busca de uma solução para atender pacientes oncológicas da região da Amfri e desde 2018 mantém um Banco de Perucas, Lenços e Toucas como forma de trazer mais humanidade e sensibilidade durante o processo de cura.

Em 2023, foram emprestadas 62 perucas, e 859 toucas e lenços foram doados. Na Associação Madre Teresa, as perucas emprestadas devem ser devolvidas para que outras pacientes possam se beneficiar. Os lenços e toucas, por serem de simples confecção e receberem muitas doações, são presentes para os pacientes.

(Divulgação)

Atualmente estão disponíveis para empréstimo e doação 10 perucas, 80 lenços e 10 toucas. Mensalmente são emprestadas entre 7 a 15 perucas. Já os lenços e toucas chegam a 30 todos os meses.

“Só no ano passado chegaram até nós 404 mechas de cabelo para confeccionar perucas. São mulheres de diferentes idades e até homens de toda a região que vêm trazer os cabelos que foram cortados. São pessoas que entendem o bem que estão fazendo com um gesto tão nobre”, destaca a secretária da entidade, Fabiana Passos.

- Publicidade -

A artesã Mara Gracinda, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, é a responsável pela transformação das mechas em perucas. Seu trabalho é dedicado apenas às instituições solidárias e cada peça é vendida por um valor simbólico de R$ 120.

“A Mara é um anjo, como tantos outros que dedicam seu tempo para trazer algum benefício a quem mais precisa. São dezenas deles que chegam até a Associação Madre Teresa com um único objetivo: ajudar o próximo. É isso que torna a entidade tão forte!”, conclui o presidente da AMT, Maurício José Gom.

Mulheres interessadas em emprestar perucas ou receber os acessórios, bem como pessoas interessadas em fazer suas doações, podem procurar a Casa de Acolhimento da Associação Madre Teresa, na Rua Aderbal Ramos da Silva, 94, no Centro de Itajaí. É uma rua lateral ao Hospital Marieta.

Veja o vídeo com a explicação de Mara Gracinda e o passo a passo da confecção de uma peruca neste link

Horário de atendimento da AMT

  • De segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 18h
  • Sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Associação Madre Teresa
  • Administração: Av. Cel. Marcos Konder, 1111 – Centro, Itajaí (SC)
  • Casa de Acolhimento: Rua: Aderbal Ramos da Silva, 94, Centro, Itajaí (SC)

Fonte: Oficina das Palavras


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -