- Publicidade -
- Publicidade -
25.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

‘Baú de Memórias’, um encontro com o passado dos pequenos do NEI Iate Clube de Balneário Camboriú 

Um trabalho que valoriza a construção da identidade na educação infantil

Valorizar a história das crianças, envolvendo seus pertences e familiares, ajuda no seu desenvolvimento, e na sua formação cultural. 

Esta foi a motivação das professoras do Maternal do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Iate Clube com o “Baú de Memórias”, onde pais e responsáveis levaram à unidade objetos e pertences das crianças, nesta sexta-feira (28). 

Logo nas primeiras horas do dia, o baú já estava repleto de objetos que contavam a breve história de vida dos pequenos. 

- Publicidade -
(Divulgação)

O NEI Iate Clube atende crianças de zero a três anos do Bairro Iate Clube, de Balneário Camboriú.

Fotos, roupas de bebês, brinquedos, e tantos outros objetos levados pelos pais, encheram o baú e o Núcleo de emoção. 

A ação foi baseada numa pesquisa elaborada pela professora Mara Mansani, que trabalhou a criança e sua relação com a apropriação da cultura. 

Segundo ela, as crianças são vistas como produtoras da cultura e o Baú de Memórias, onde elas trazem para a escola seus pertences, serve para armazenar esses objetos que  fazem parte da sua vida, trazendo um significado importante. Compartilhar isso com os colegas é prazeroso e serve como base para a construção de sua cultura.

(Divulgação)

O objetivo da atividade é que as crianças desenvolvam  a construção de sua identidade. Depois dos objetos no baú e do varal feito no pátio onde muitas roupinhas foram penduradas pelos pais, as crianças, em rodas de conversas, compartilharam memórias. Roupinhas de bebês, que não lhes cabiam mais e fotos registrando nascimento e momentos de uma infância bem recente, trouxeram diversão e emoção. “Essa construção da identidade  vem sendo trabalhada com as crianças e hoje culminou nesse encontro com o passado, com os objetos deixados no Baú de Memórias”, registra a gestora, Tainá Azevedo.

Texto: Alexandra Gonzalez Santos

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -