- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Bombeiros levam Projeto Golfinho para as escolas de Balneário Camboriú

O Projeto Golfinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú durante o verão na Praia Central, estará agora nas escolas da cidade. A primeira a receber o projeto piloto é o Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, onde alunos do 8º ano estão aprendendo mais sobre educação ambiental e a segurança na praia, com aulas na escola e também direto na praia.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel José Ananias Carneiro, explica que o formato é inédito em Balneário, mas que já aconteceu nas escolas de Chapecó. 

“Iniciamos na quarta-feira (24), no CEM Ariribá. Apresentamos a ideia para a Secretaria de Educação, através da secretária Marilene Cardoso, e ela prontamente abraçou. A ideia é, se der certo, espalharmos para todas as escolas de Balneário que tenham interesse”, diz.

- Publicidade -

Segundo Ananias, as crianças do 8º ano estão envolvidas nesse projeto piloto, mas podem ser contempladas de outras faixas etárias. 

“Um dia é em sala de aula e outro na praia, em dois turnos. Durante as atividades repassamos para elas as orientações sobre o mar, os riscos que há, a identificação das bandeiras (verde mar bom, amarelo atenção e vermelho mar perigoso), ainda sobre animais marinhos, correntes de retorno, e muito mais. Também damos um kit com camiseta, boné e cartilha informativa”, acrescenta.

O Comandante explicou que o Projeto Golfinho já faz sucesso e que agora pretendem levá-lo para mais pessoas. 

“Já soubemos de um homem que fez o Projeto Golfinho quando era criança e conseguiu se salvar ao cair em uma corrente de retorno. Ele nos contou que lembrou do que aprendeu quando criança e aplicou no momento de tensão, mantendo a calma e conseguindo se deixar levar para a corrente até ficar em segurança. As crianças ensinam para os pais e assim conseguimos levar mais informações para a comunidade”, destaca, lembrando que em Balneário um projeto como esse é importante porque a praia acaba sendo o principal ponto de lazer das famílias. 

“É um aprendizado brincando. Agradecemos a prefeitura, em nome da secretária Marilene, por nos apoiar. Esperamos que o projeto dê muito certo”, completa.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -