- Publicidade -
- Publicidade -
13.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Casa do Autista de Balneário Camboriú será inaugurada no próximo dia 28

A prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Inclusão Social, vai inaugurar no próximo dia 28, às 10h, na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, no Bairro dos Municípios, a Casa do Autista, nas proximidades da Casa da Sogra e do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI). Hoje, quem realiza o atendimento gratuito em Balneário é a AMA Litoral, e a Casa deverá ser mais um apoio.

A secretária de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Ivanir Maciel, salienta que a inauguração da Casa do Autista já é um sonho de mais de três anos, idealizado pela ex-secretária, Christina Barichello, e pelo prefeito Fabrício Oliveira.

“Balneário Camboriú vai ter um serviço muito rico na área do autismo, é de grande importância essa Casa do Autista, que será 100% gratuita e de alta qualidade, com todos os profissionais habilitados para fazer os atendimentos”, conta.

Segundo Ivanir, as crianças e adolescentes atendidas terão entre três e 12 anos e serão recebidas no contraturno escolar.

“Será de grande valia para os pais e para as crianças, pois tudo será feito na Casa – fonoaudiólogo, médicos, psicólogas, psicopedagogas. Inicialmente, atenderemos as crianças que estão inscritas na fila da Secretaria da Saúde (nível 1 e 2 de autismo). Vamos iniciar com 100 crianças, mas a capacidade é de até 200. Será mais um serviço do município, a AMA é uma instituição que tem convênio com o município e a Casa do Autista é do município, mas com o mesmo objetivo da AMA – atender as crianças que têm autismo”, completa.

- Publicidade -

Saiba mais sobre a Casa do Autista

A Casa do Autista vai contar com o maior Jardim Sensorial, que já foi inscrito no Guinness – terão equipamentos apropriados tanto para autismo quanto para outras deficiências, equipamentos que despertam sensorialidade, em um espaço de 1.800 metros quadrados, que vai ter mini cidade, casa na árvore, horta.

A Casa será dividida em salas temáticas, com temas como o filme Toy Story, Lego e dinossauros. Será um complexo de psicomotricidade, para trabalhar o movimento no autismo, com espaço de gastronomia integrativa – onde serão ensinados tipos de alimentação.

A Casa atenderá no contraturno escolar, para as crianças serem atendidas após as aulas. Vai ter reforço escolar também e polo de altas habilidades, pois muitos autistas focam em temas como matemática, línguas e jogos, e a prefeitura quer fazer com que possam se elevar nesse sentido.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -