- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Cemitério Municipal de Balneário Camboriú está com problema sério de falta de espaço

Município recebeu container para exumações dos corpos que estão no cemitério vertical

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Fabrício nunca foi bom administrador

Neste vídeo, o jornalista do Página 3, Waldemar Cezar Neto, o Marzinho, opina sobre o ex-prefeito de Balneário Camboriú,...

Novo espaço gastronômico inspirado em Nova York chega em breve a Balneário Camboriú

O New York Food Lounge, novo espaço gastronômico de Balneário Camboriú, será inaugurado em breve na esquina da Avenida...

Nota Oficial do CRECI-SC sobre a prisão preventiva de corretor de imóveis em Navegantes

A prisão preventiva do corretor de imóveis D.N. em Navegantes, na última sexta-feira (14), é mais uma demonstração do...
- Publicidade -
- Publicidade -

Nos próximos dias a prefeitura vai iniciar a retirada dos corpos sepultados nas gavetas verticais do Cemitério Municipal da Barra, há mais de três anos, para liberar novas vagas. Das 377 existentes, somente sete estão disponíveis ainda. Os corpos exumados ficarão em um container que chegou esta semana e está sendo preparado.

O município está responsável pela instalação da caixa de inspeção e energia elétrica. A parte de ar condicionado e caixa d’água é responsabilidade da empresa terceirizada do cemitério, responsável pelas exumações.

A Comissão de Avaliação dos espaços destinados a sepultamentos (jazigos) do Cemitério Municipal da Barra, acompanhará todo o serviço. Ela realizou um levantamento dos corpos que estão sepultados há três anos ou mais. Depois, verificarão os corpos que estão em condições para exumação ou não.

O Cemitério Vertical quase sem vagas (Divulgação/PMBC)

As famílias dos sepultados no vertical são informadas durante o velório que a exumação será feita em três anos. 

Antes da exumação, a prefeitura fará novo contato com os familiares, que decidirão se querem alojar os restos mortais no ossuário do município ou retirar e levar para cremação ou outro cemitério.

A Subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins disse que o serviço é necessário por falta de espaço no cemitério. 

“Nós temos a cremação social, temos vagas ainda no cemitério vertical e na terra, mas precisamos garantir que isso continue assim. Estamos providenciando também a construção de 150 novas gavetas do ossuário, para que esse serviço de exumação e rotatividade do vertical permaneça”, afirmou.

Cremação social

Apesar de o município ofertar a cremação social (em crematório de Itajaí), a legislação impede que ela seja feita em alguns casos, como causa de morte desconhecida, por exemplo. Em casos assim, ou quando não há concordância da família pela cremação, os sepultamentos são feitos no cemitério vertical.

Entre setembro de 2019 e janeiro de 2025 o município ofertou 277 cremações sociais.

Números do cemitério

Além das 377 vagas do vertical, atualmente o Cemitério Municipal da Barra tem cerca de 3.000 túmulos, com aproximadamente 6.500 corpos enterrados. 

O ossuário é composto por 160 gavetas – 13 delas ainda disponíveis, tendo atualmente 602 sepultados.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas