Claudir Maciel foi anunciado na segunda-feira (16) como o futuro secretário da Pessoa Idosa em Balneário Camboriú, no governo de Juliana Pavan. Claudir, que foi adversário da prefeita eleita nas eleições de 2024, já estava participando da coordenação da transição governamental na área social, que engloba as secretarias de Inclusão Social, Habitação e a Secretaria do Idoso.
Claudir tem 53 anos, é casado, pai de quatro filhos, empresário, formado em Administração de empresas, especialista em marketing, cursou mestrado em Educação na Univali e atualmente é pós-graduando em Neurociência na PUC-RS, já foi vereador por quatro legislaturas em Balneário Camboriú, foi presidente da Câmara, secretário de Planejamento Urbano do município e secretário de estado do Desenvolvimento Regional.
O futuro secretário disse ao jornal que, após a eleição, Juliana o convidou para compor a comissão de transição na área social e salientou que, ao longo de sua vida sempre foi a área onde atuou.
“Desde o meu primeiro mandato, anterior até, sempre chamei a atenção para os bairros, busquei levar o foco para isso, destaquei nas eleições também”, explicou.
Ele salientou que fez um diagnóstico bem amplo do idoso, pelo lado social, durante a transição e, ao final do relatório, a prefeita o chamou para compor o secretariado.
“A SPI é uma secretaria pioneira em SC, que ajudei a criar quando fui vereador, temos mais de 22 mil idosos na cidade [representando 14,75% da população], é um desafio primeiramente garantir os direitos dos idosos, contra a violência física, psicológica, exploração financeira, e também enxergar os idosos como quem têm muita lenha para queimar e ainda criar políticas estruturantes para reinserir o idoso na sociedade”, afirmou.
Claudir apontou que o etarismo é realidade e que precisa ser combatido, pois não é só questão de os idosos quererem, por exemplo, voltar ao mercado de trabalho e sim como renda extra que precisam.
“Eles [idosos] precisam estar no mercado de trabalho pelo psicológico e financeiro. A linha de corte [vida em Balneário Camboriú] é alta e precisam de política ampla do poder público”, completou.
Centro Dia e combate à violência
Entre os projetos já planejados está a construção do Centro Dia, um espaço destinado a acolher idosos durante o dia, especialmente aqueles que vivem com suas famílias, mas cujos cuidadores trabalham.
O local oferecerá atividades de convivência, socialização e cuidados básicos, permitindo que os idosos retornem ao lar ao final do dia.
“A política do idoso vai muito além de encontros recreativos. Estamos estruturando projetos que assegurem os direitos e a dignidade da nossa população idosa”, destacou Claudir.
A secretaria também valorizará os idosos como referências históricas e culturais, promovendo projetos que resgatem e perpetuem suas contribuições para o município. “Estamos aqui atendendo ao convite da prefeita Juliana para sermos a mão amiga do idoso, garantindo direitos, inclusão e dignidade”, concluiu.