- Publicidade -
- Publicidade -
11.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 07:55

Concessão para o esgotamento sanitário de Camboriú deve ser assinada no próximo dia 27

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, anunciou nas redes sociais que a assinatura da concessão para o esgotamento sanitário de Camboriú – obra esperada há muitos anos, deve ser assinada no próximo dia 27.

Na segunda-feira (5) houve uma reunião entre o prefeito, com a participação da Dra. Greicia Malheiros, da 3a Promotoria de Justiça, promotoria do município e representantes da concessionária AEGEA (Águas de Camboriú), para alinhar os últimos ajustes da assinatura da concessão para o esgotamento sanitário. 

“Temos a previsão de que aconteça no dia 27 de fevereiro e sem dúvida é um dos atos mais importantes da história da nossa cidade, que vai contribuir muito com o futuro, com a limpeza do Rio Camboriú e principalmente com a saúde pública”, disse.

Deve haver um evento para formalizar a assinatura. A implantação do sistema de esgoto de Camboriú (incluindo a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e rede coletora) será realizada pela Águas de Camboriú, que já faz o serviço de distribuição de água no município. 

A presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, havia dito ao jornal, em 2023, que a previsão é de que contando quando as obras iniciarem, em quatro anos, 40% da população de Camboriú já esteja com esgotamento sanitário – e a cidade toda em ‘no máximo 10 anos’ (a concessionária terá, a partir da assinatura do contrato, o prazo de 10 anos para implantar o sistema em toda a cidade).

“Hoje, infelizmente, 100% do esgoto de Camboriú vai para o rio e queremos mudar essa realidade. Temos uma população de mais de 100 mil pessoas, Camboriú vem crescendo muito, e precisa crescer com sustentabilidade”, disse Reginalva na ocasião.

O Rio Camboriú vive uma situação crítica, causada pela falta de esgotamento sanitário em Camboriú e ainda pelo caos vivido na ETE de Balneário Camboriú – que neste momento volta, aos poucos, a se recuperar com o retorno da lagoa de aeração. 

- Continue lendo após o anúncio -

O grave problema de poluição do rio que abastece as duas cidades e da ETE da Emasa, causou a falta de balneabilidade da Praia Central de Balneário Camboriú, na temporada passada e na atual também.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas