- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia do Funcionário Público: Balneário Camboriú tem quase 8 mil servidores

Ruy Tortato é o funcionário mais antigo do Legislativo

O Dia do Funcionário Público, comemorado nesta sexta-feira (28), é ponto facultativo em Balneário Camboriú, que possui quase oito mil servidores públicos, dos quais 7.800 na Prefeitura e 170 na Câmara de Vereadores. 

(Divulgação/PMBC)

Dos 7.800 funcionários ativos e aposentados, 2.754 estão na Secretaria de Educação. Estes profissionais receberam nesta semana uma homenagem diferente pela data: uma serenata que a Banda Municipal levou para todas as escolas e creches municipais e também no Paço da Prefeitura.

A funcionária mais antiga da prefeitura atua no governo municipal há 45 anos, e segue em atividade até hoje, como assistente administrativo. 

- Publicidade -

O governo possui um programa Abraço, focado em saúde mental, para atender aos servidores municipais gratuitamente, com atendimento psicológico, a exemplo do oferecido à comunidade de Balneário.

Câmara de Vereadores: 170 funcionários

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú conta hoje com 170 funcionários, entre efetivos (36), comissionados (100), vereadores (19) e estagiários (15). Na Câmara também é ponto facultativo nesta sexta.

Há uma década, Ruy Tortato foi homenageado pelos vereadores (Divulgação/CVBC)

O funcionário mais antigo do Legislativo é Ruy Tortato de Oliveira Junior, que é auxiliar de secretaria permanente. Ele conversou com o Página 3 e destacou que em março irá comemorar 39 anos na Câmara, salientando que acumula muita história, ‘boas e ruins’. 

“Mas é muito gratificante ver e fazer parte dessa evolução! No meu caso, nesses 39 anos, vejo que integro um seleto grupo que contribui para a história de Balneário. Vi a cidade crescer… quando entrei a cidade era uma e hoje é outra, era pequena e hoje é enorme. A Câmara era uma casinha pequena de madeira, e hoje tem uma estrutura enorme, com um número maior de vereadores também”, diz.

Importância do funcionalismo público

Ruy aponta que às vezes os profissionais são muito atacados e que fica triste com isso, até porque sem funcionários públicos o município ‘não andaria’. 

“Eu, por exemplo, atuo na parte burocrática e precisamos disso. Há ainda os professores, que são essenciais, porque formam nossas crianças e jovens; fora a Saúde, desde o funcionário do balcão até o médico que vai fazer a cirurgia; o engenheiro que vai aprovar a obra do lado da sua casa; a limpeza urbana, a Secretaria de Obras, Segurança…”, cita.

Mesmo assim, Ruy reconhece que há funcionários públicos que erram, que deixam a desejar, como qualquer trabalhador que não está na área pública.

- Publicidade -

“Mas não é assim que funciona. Tenho que enaltecer e engrandecer essa classe que é muito importante para Balneário, Santa Catarina e para o país. Há mazela, inchaço, mas isso é parte política, e não me cabe”, acrescenta.

“Satisfação e honra”

Ruy aproveita para desejar aos colegas um Feliz Dia e pede que continuem se dedicando, já que o foco é atender aos moradores de Balneário. 

“Eu estou em fim de carreira, devo me aposentar em um ano, com 40 anos de serviço público. É uma satisfação e honra trabalhar no município de Balneário Camboriú. Gostaria de dizer aos colegas funcionários públicos que se dediquem muito, porque a população precisa da dedicação do servidor público, que é essencial para a movimentação da cidade. Vimos a dedicação na pandemia, com tantos se esforçando para salvar vidas, e isso precisa continuar”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -