O novo modelo de aluguel de bicicletas elétricas que a empresa Gomov, de Joinville em parceria com a construtora FG Empreendimentos, implantou em Balneário Camboriú, há duas semanas, está dando resultado.

Hoje são 50 à disposição do público, mas o número pode aumentar. São 29 pontos onde as pessoas podem alugar as ‘magrelas’ e sair pedalando pela cidade.
Tiago Bogo, diretor de operação da GoMoov, conta que desde a inauguração, no dia 8 de outubro, as bikes da marca, já fizeram mais de 500 viagens, com percursos de mais de oito mil minutos.
“Já consideramos um número positivo, e aproveitamos para agradecer, porque a prefeitura de Balneário comprou a ideia, o que contribui para nós e para outras empresas a virem para a cidade, assim como a parceria com a FG, que faz a diferença em Balneário e nos apoiou”, diz.
Hoje, a empresa atua também em Joinville, Jaraguá do Sul, Barra Velha, Piçarras e Penha.
Segundo o empresário, as bikes visam proporcionar a micromobilidade inteligente para a população, principalmente para deslocamentos do dia a dia, mas também para lazer.
A GoMoov atua todos os dias, sempre das 7h às 22h.
“Você desbloqueia o equipamento, cobramos R$ 6,00 e você tem oito minutos de deslocamento. Passando essa franquia inicial, é R$ 0,70/minuto, mas também temos pacotes pelo aplicativo com tempo de 20 ou 40 minutos, que são com valores mais em conta, incentivando o uso do dia a dia”, acrescenta.
Bikes são monitoradas e seguras
Tiago disse que a ideia é ampliar o número de bicicletas em Balneário, e que farão isso se o público de fato adotar a ideia. “Você pode pegar a bike em um ponto e entregar em outro, temos elas em locais como a FG Big Wheel, Central de Vendas da FG na Avenida Brasil, na praça Almirante Tamandaré, no Parque Unipraias…”, explica, lembrando que os equipamentos são rastreados, monitorados online 24h e que há uma equipe sempre alertando o usuário.
“As bicicletas funcionam com travas internas nas rodas. Se sair da área de operação, comunicamos a pessoa e bloqueamos o equipamento, que fica praticamente inativo”, informa.
O uso é indicado para maiores de 18 anos e é recomendada a utilização de capacete no passeio.
“Nosso foco é a sustentabilidade, seguimos as regras e métricas ESG, usamos pouco papel, porque realmente defendemos essa pegada sustentável, desde o início até a ponta, na execução. Nossas bikes de fato são sustentáveis e sem poluição sonora também. Se trata de um pedal assistido, as bicicletas são elétricas, e quando você pedala, o motor dá assistência no movimento”, completa.
Parceria é um presente para Balneário
Patrícia Borges Fernandes, é gerente de marketing e planejamento comercial da FG e conta que as conversas com a GoMoov, para fechar a parceria, iniciaram em 2021 e seguiram até a empresa ter certeza que seria algo duradouro. “A GoMoov nos procurou porque veem que estamos conectados com o desenvolvimento de Balneário, pois entendem também que a cidade tem essa geografia plana, que favorece a mobilidade urbana através de bicicletas e nós investimos em Balneário, queremos que o nosso destino cresça cada vez mais, com mais atrativos”, diz.
A gerente pontua que em paralelo à isso, a FG percebeu que também precisava se tornar mais sustentável, diminuindo a publicidade impressa e em outdoors, e a GoMoov trouxe a possibilidade de estampar a marca nas bikes, de forma sustentável, em contato com o público e ‘circulando’ pela cidade.
“Ainda conseguimos atingir com esse projeto 7 ODS da ONU. Estamos começando devagar, com 50 bikes, para ver se dará certo, se sim, em contrato temos a previsão de chegar em até 400 bicicletas. Eu percebo que as bikes já estão sendo bem aceitas, os próprios funcionários da FG as utilizam, e a repercussão está sendo super positiva. Esperamos que cada vez mais o público utilize, porque nós estamos fazendo essa parceria, pensando na cidade. É realmente um presente para a cidade”, finaliza.