- Publicidade -
- Publicidade -
17.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Governo de Santa Catarina e Univali promovem missão empresarial ao Chile 

Programa SC-Export vai beneficiar micro e pequenas empresas

Uma comitiva formada pelo Governo do Estado, Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e 25 empreendedores embarcou neste domingo (22), para uma missão em Santiago, no Chile, que dará início ao programa SC-Export, que tem como objetivo promover e impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses.

A vice-governadora Marilisa Boehm, que vai liderar missão, disse que o governo está convicto de que as micro e pequenas empresas catarinenses têm muito potencial para fazer negócios com outras nações. 

“A parceria com a Univali veio em boa hora para nos ajudar a melhorar esse cenário”, afirmou Marilisa.

Segundo ela, com a expertise da Universidade na área de comércio exterior, a instituição selecionou um grupo de empreendedores representando 13 municípios de Santa Catarina. 

“Vamos acompanhá-los para prospectar oportunidades de aumentar nossas exportações para o Chile, um país que vem elevando nos últimos anos a busca por produtos brasileiros”, destacou.

- Publicidade -

O secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, disse que este projeto concretiza uma inovação em política pública para que se alavanque o número de exportadores catarinenses. 

“Essa é uma grande bandeira do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm para que o pequeno e micro empresário catarinense, aquele que tem um bom produto e com qualidade internacional, consiga fazer a sua primeira exportação; consiga receber o apoio e também ir ao exterior para mostrar o que tem e fazer a sua primeira venda. É assim que teremos uma Santa Catarina mais internacional, mais exportadora e mais conectada com o mundo”, afirmou.

Na Univali e em outras instituições do sistema Acafe, existem aproximadamente mil empresas sendo atendidas em Santa Catarina, que estão se preparando para exportar. 

A professora Giselda Cherem, responsável por projetos de extensão da Escola de Negócios da Univali, acompanha a delegação. Ela disse que na Univali é ministrado um curso de Comércio Exterior 5 estrelas, nota máxima no MEC, que tem condições de contribuir para aumentar a exportação de pequenas empresas catarinenses. 

“São as pequenas empresas que geram mais de 60% dos empregos em Santa Catarina. Em contrapartida, menos de 4% de Mpe catarinenses exportam…como explicar que produtos de alto valor agregado feitos por estas empresas não estejam sendo consumidas por outros mercados? empreendedorismo é o DNA do empresário catarinense, que precisa de políticas públicas voltadas ao comércio exterior…pensando nisso, a univali idealizou o projeto sc-export e vai executá-lo em parceria com o governo do estado de santa catarina, com apoio da portonave”, declarou Giselda.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS), Fabiano Ceretta, afirmou que esse projeto de exportação é muito importante para o Governo, dado ao desafio que se tem para inserir as micro e pequenas empresas na pauta de exportação de Santa Catarina. 

“Hoje, no montante do valor exportado, somente 4% são representados pelas micro e pequenas empresas. Então há um desafio enorme em nós apoiarmos e ampliarmos essas parcerias que vêm para somar o desenvolvimento do Estado.”

A missão empresarial será composta por seminários técnicos, rodadas de negócios, reuniões com possíveis compradores chilenos, além de oportunizar que as empresas participantes explorem as práticas de mercado no Chile. 

O SC-Export é uma parceria da Univali com o Governo do Estado de Santa Catarina, tem o patrocínio da Portonave (Porto de Navegantes) e apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Furb (Universidade de Blumenau).

Parceiros

A analista de Marketing da Portonave, Andréa Borges, parabenizou o Governo do Estado e Univali pela iniciativa.

“Fazendo um link com as palavras aqui já ditas, o slogan da Portonave é ‘Movimentamos mais do que contêineres’, representa este momento. A gente acredita neste projeto, a gente confia nos parceiros, no governo, na Univali e queremos ver os empreendedores chegando cada vez mais longe, e exportando por todos os nossos portos, disse Andréa.”

- Publicidade -

Para o empresário Gabriel Mozart, diretor da Mozart Crystal, essa parceria é uma ótima oportunidade para empresários começarem a fazer exportações, para conseguir novos mercados e expandir o seu faturamento. 

“E também, dessa forma, propiciar novos empregos, nova geração de renda; e ficar mais forte e crescer, ajudando assim a economia de todo o Estado, disse Gabriel.”

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -