- Publicidade -
- Publicidade -
17 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Grupo Escoteiro Suçuarana comemora seis anos de parceria com a Uniavan

O Grupo Escoteiro Suçuarana que atende crianças e jovens de 6 a 21 anos, está comemorando seis anos de parceria com o Centro Universitário Avantis (Uniavan). Hoje o grupo tem 104 membros.

(Foto Luciana Zonta)

Em 2016, entendendo o importante papel do movimento escoteiro na sociedade, a instituição de ensino abriu as portas de sua sede para que o grupo pudesse desenvolver suas atividades no local. 

- Publicidade -

Desde então, a equipe continua atuando nas dependências da UniAvan, que disponibiliza grande parte de sua estrutura, além de um terreno cedido pela prefeitura, que fica ao lado da instituição. 

A criação do grupo escoteiro recebeu o apoio do sócio-fundador da UniAvan, Artenir Werner In memoriam).

Em 2018, foi declarado de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e recebeu uma moção de congratulação pelos serviços prestados à comunidade. Também foi reconhecido pelos Escoteiros de Santa Catarina com os certificados de Grupo Padrão e Qualidade Legal. Além do apoio recebido pela UniAvan e pela prefeitura, o Grupo Escoteiro Suçuarana se mantém financeiramente por meio de contribuição associativa e doações.

A dirigente no Grupo Escoteiro Suçuarana, Luciana Zonta,  falou sobre sua experiência nesta atividade, que acompanha junto com os filhos Davi (13) e Nícolas (7) desde a fundação.

- Publicidade -

“No movimento escoteiro, crianças, jovens e adultos se envolvem em ações de trabalho comunitário como mutirão ecológico e mutirão comunitário que fazem toda a diferença para a sociedade no entorno”, colocou.

Luciana disse que observa transformações surpreendentes no desenvolvimento da autonomia dos filhos e das demais crianças do grupo. 

“Muito mais do que uma atividade extra nos finais de semana, o movimento escoteiro é uma escola de vida. Lá se aprende a fazer nós, a usar uma bússola, a montar barraca, a fazer comida em um forro de barro. Também se aprende a respeitar a natureza, a ter empatia pelas pessoas, a viver em sociedade e a fazer escolhas com responsabilidade”, destacou.

- Publicidade -

Ela também sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos adultos como voluntários do movimento, porque desenvolvem também competências individuais e coletivas, trazendo inclusive diferenciais no currículo de cada um.

(Foto Luciana Zonta)

O que é escotismo?

O escotismo é um complemento educacional que atua na formação de crianças, adolescentes e jovens e é pautado em princípios e atividades que estimulam o cuidado com o meio ambiente, incentivo à liderança, aprendizado na prática, trabalho em equipe, responsabilidades e autonomia na tomada de decisões.

A prática tem o objetivo de desenvolver habilidades e técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; acampamentos, jornadas e jogos; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno. 

Os escoteiros participam de atividades como: acampamentos, jornadas, escaladas, rapel, etc. Além disso, aprendem a se orientar por bússola ou pelas estrelas, fazer fogueiras e cozinhar nelas e montar barracas e abrigos naturais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -