A Escola de Cães-Guias Helen Keller realiza a entrega do cão-guia Everest para Daniel Bernardini Picoloto, em solenidade na sede da escola, nesta sexta-feira (20), às 15h30, com a presença da equipe, de voluntários e convidados, que apoiam a causa da inclusão social, através dos cães de serviço.
Este é o segundo cão-guia entregue neste ano. A expectativa é entregar mais quatro cães até o final do ano.
Daniel é um experiente usuário de cão-guia. Ele já teve outros dois cães que foram aposentados. Ele se desloca diariamente para trabalhar e para outras funções das suas rotinas e, por ter o preparo anterior que é pré-requisito para ter o cão-guia, foi selecionado.
Está concluindo o processo de adaptação ao cão-guia Everest, período este em que o vínculo da dupla é construído e, as habilidades de ambos são conciliadas, para garantir a qualidade da parceria nos deslocamentos e na convivência, afinal, ambos devem estar saudáveis e felizes.
A Escola de Cães-Guias Helen Keller foi fundada em Florianópolis há 22 anos, pelo médico e filantropo Augusto Luiz Gonzaga.
Oito anos depois, em função das dificuldades encontradas, a escola foi transferida para Balneário Camboriú, por iniciativa de João Nirto Diel. O objetivo dele e dos voluntários que o apoiavam era constituir um centro de formação e treinamento e dotar o local com profissionais habilitados, infra-estrutura física e material, necessários para seu funcionamento.
Em 2016 foi construída a sede onde atua em desenvolvimento e treinamento de cães para apoiar as pessoas cegas e/ou com baixa visão. A missão da escola é oferecer mobilidade, segurança e autonomia para as pessoas, através dos cães-de serviço.
A Escola fica na Rua Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 440, Bairro dos Municípios.
Informações: (47) 99633 1857