- Publicidade -
- Publicidade -
19.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Hemosc na Escola do Legislativo: cada doador beneficia três ou quatro pessoas

A coordenadora de captação de doadores do Hemosc de Blumenau, Crislaine Ebel Godóz, esteve na Escola do Legislativo de Balneário Camboriú, para um bate-papo alusivo ao Junho Vermelho, que abordou diversos aspectos ligados à doação de sangue.

A palestra gravada com o diretor da Escola, João Passos, na semana passada e já está disponível

- Publicidade -

Crislaine que o Hemosc de Blumenau coleta e distribui para Balneário Camboriú e mais 40 cidades e como em todo o país, a falta de sangue é histórica.

“Em Santa Catarina também sempre tem menos do que precisa”, disse, explicando a importância do doador.

“O único fabricante de sangue é nosso organismo”, disse lembrando que cada doador pode beneficiar três ou quatro pessoas.

A coordenadora explicou todo o procedimento que doadores devem seguir, desde o cadastro, a pré-triagem, a entrevista e então a doação, que demora cerca de 6 minutos.

- Publicidade -

O sangue coletado fica em bolsas de 400 a 470 ml. Depois é feito o fracionamento e o processamento do sangue coletado, que é separado em partes: plasma, hemácias e plaquetas.

“Cada uma destas partes fica armazenada de forma diferente. 

A hemácia dura de 35 a 42 dias; o plasma até 1 ano (congelado) e as plaquetas 5 dias. Cada parte é destinada para pessoas diferentes”, explicou.

- Publicidade -

Por fim, Crislaine disse que as unidades de coleta cumprem duas regras básicas: prevenir a saúde do doar e prevenir e evitar a transmissão de doenças para pacientes.

O evento faz parte do projeto “Os Meses e suas Cores”, uma iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com as secretarias municipais da Educação e da Saúde. 

São realizadas palestras uma vez por mês sobre temas da área da saúde, com o objetivo de promover o conhecimento sobre os assuntos, que são gravadas e posteriormente disponibilizadas no canal de Youtube e na página do Facebook do Legislativo.

Além da palestra sobre a doação de sangue, estão disponíveis os eventos que trataram de saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco, fibromialgia, em alusão ao Fevereiro Roxo, câncer do colo de útero, em alusão ao Março Lilás, autismo, em alusão ao Abril Azul, e os perigos da automedicação, do mês de maio.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: