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Balneário Camboriú

Informatização dos atendimentos para facilitar a vida do consumidor está nos planos da nova direção do Procon

Outra novidade anunciada será a criação de plantões

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Entre as novidades de gestão anunciadas pela nova direção do Procon de Balneário Camboriú, está a instalação de plantões para agilizar atendimentos fora dos horários convencionais. Segundo o diretor Bruno Costa, que assumiu o Procon no dia 3 deste mês, várias outras novidades estão sendo planejadas, entre elas, modernizar o sistema, para permitir reclamações on-line e facilitar a vida do consumidor.

Bruno Costa tem 24 anos, é Bacharel em Direito e advogado pela Univali e foi Coordenador na Secretaria de Gestão Administrativa (2023 e 2024).

Na política, ele é presidente da Juventude do MDB de Balneário Camboriú e membro da Executiva da Juventude Estadual do partido e foi candidato nas eleições de 2020 e 2024, alcançando a suplência pelo MDB.

“Estamos comprometidos com a eficiência da atuação do órgão, buscando a celeridade dos processos, a informatização dos atendimentos e do procedimento como um todo, trazendo benefícios aos consumidores e fornecedores da cidade’, disse Bruno ao Página 3 em entrevista realizada nesta semana. Acompanhe:

A sede do Procon fica na Rua 2000 (Divulgação)

JP3 – Quais são as principais reclamações deste verão? 

Bruno – Historicamente é notável um decréscimo no fluxo de demandas e visitas do Procon de Balneário Camboriú nas temporadas. As principais reclamações são os serviços prestados nas praias, telefonia e meia-entrada. No caso de 

Meia-entrada são reclamações em que muitas vezes o consumidor tenta utilizar o benefício sem seguir os requisitos presentes na lei, por exemplo documento estudantil não oficial ou vencido.

Entre os serviços prestados na praia, as principais reclamações são sobre os preços elevados dos serviços e produtos, mas não há possibilidade de autuação, porque o Brasil é uma economia de mercado, mas podemos fiscalizar a exibição dos preços.

A telefonia são as tradicionais reclamações de serviço prestado diferente do contratado, sobre a qualidade e entrega deste.

JP3 – O Procon também atua na fiscalização de bares e restaurantes, há muitas reclamações nestes setores? 

Bruno – Há reclamações sim, mas com o trabalho preventivo realizado pelo órgão ao longo dos anos, houve uma significativa redução nestes setores.

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JP3 – Quais as principais queixas? 

Bruno – As queixas mais recentes são referentes a falta de informação prévia do valor de couvert artístico.

JP3 – Quantas pessoas estão trabalhando no Procon na temporada? 

Bruno – A nossa equipe permanece com o mesmo efetivo durante o ano todo, não havendo necessidade de aumento durante a temporada, justificada pela redução citada anteriormente.

JP3 – No início do ano mudou o comando do Procon. Quais são as primeiras ações realizadas pela nova direção? 

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Bruno – O novo comando iniciou no dia 3 de janeiro, e desde o primeiro momento o foco foi “arrumar a casa”, com destaque na otimização dos procedimentos e processos do Órgão. A contratação de novos estagiários, identificação de necessidade da implementação de sistema modernizado visando possibilidade de registro de reclamações on-line, informatização e digitalização do processo, são três ações que estão em andamento pela nova Direção.

JP3 – Novo comando sugere novidades na gestão. Quais são as mudanças que pretende imprimir em sua gestão? 

Bruno – Uma grande mudança e novidade será a implementação de plantões no Procon, algo que nunca existiu no município e que será realidade, trazendo maior abrangência aos serviços prestados pelo órgão.

JP3 – Reclamações online facilitam e agilizam o trabalho do Procon… 

Bruno – Atualmente o registro das reclamações via on-line não é possível, inclusive sendo a implementação desse serviço um dos objetivos da nova direção.

JP3 – Quando a denúncia ou reclamação precisa ser feita de forma presencial? 

Bruno – As denúncias não precisam ser realizadas de forma presencial, sendo possível realizar através dos canais digitais do Procon de Balneário Camboriú (e-mail, telefone e WhatsApp).

Quanto às reclamações, atualmente todas são presenciais, mas já temos projetos para possibilitar de forma on-line.

A sede do Procon fica na Rua 2000, número 856 (Centro), com horário de atendimento das 13h às 18h e os seguintes canais digitais:

  • Disque PROCON 151;
  • ⁠Telefone (47) 3366-6144;
  • ⁠WhatsApp (47) 99982-2331.
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