- Publicidade -
- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Investidor estrangeiro faz mercado brasileiro de ações ensaiar uma recuperação

A emergência do mercado Brasileiro – Os investidores buscam se beneficiar de taxas de juros de dois dígitos, propriedades a baixo custo e da confiança crescente dentro da estabilidade política de longo prazo daquilo que é considerado o maior sistema financeiro da América Latina.

Em janeiro, os investidores estrangeiros investiram mais de R$ 32 bilhões em ações brasileiras – o segundo maior fluxo mensal desde 2008 – e o  otimismo continua a aumentar apesar da potencial instabilidade das eleições presidenciais deste ano.

Alguns especialistas apontam a estratégia de price action, que é cada vez mais comum entre investidores, como a principal responsável por este aumento de investimento. Esta estratégia faz com que os investidores acompanhem os movimentos de cada um e acabem por criar uma certa tendência nos mercados, levando a que haja cada vez mais investidores em determinados ativos.

- Publicidade -

A recuperação após a queda

Os analistas estão quase certos que o mercado brasileiro está em vias de se recuperar, independentemente das estratégias seguidas pelos investidores, por uma razão muito simples: já bateram no fundo.

O consenso entre analistas e especialistas econômicos é evidente, existe muito pouca desvantagem em investir no mercado brasileiro pois a probabilidade de decepção é pouca por não haver muita margem para novas quebras.

O Ibovespa chegou a ser um dos índices de ações com pior desempenho do mundo no ano passado, porém 2022 começou com um aumento global das ações do setor energético, que representa mais da metade das cotações representadas pelo índice.

A dependência do gigante do ferro Vale S.A. e da produtora de petróleo Petróleo Brasileiro S.A. – que por si só representam um terço do índice – já provou ser prejudicial em tempos de queda mas o fcto de seis das dez cotações representadas no índice estarem diretamente ligadas ao setor das comodidades, que é visto como o setor com maior potencial de valorização durante o ano de 2022, são boas notícias para os investidores.

Seguir tendências

Como esperado, todos os investidores querem seguir tendências o mais cedo possível, o que acaba por explicar o porquê da estratégia de price action ser cada vez mais praticada entre eles.

- Publicidade -

Esta estratégia é utilizada por investidores experientes e inexperientes, pois assim conseguem acompanhar os movimentos de outros investidores, reduzindo o seu risco, mas ambos reconhecem que se for seguida em demasia pode levar a falhas no mercado livre, pois os fluxos vão acabar por ir todos para o mesmo lugar.

Embora o mercado brasileiro seja uma tendência atual, há que ter em atenção que tudo pode mudar rapidamente. Fatores extra mercado como as eleições ou as crises de cadeias de fornecimento podem ter uma influência grande no mercado.

Conclusão

A recuperação do mercado Brasileiro apanhou alguns investidores de surpresa pois não esperavam uma reação tão positiva por parte de investidores estrangeiros. Alguns especialistas apontam o fato de muitos investidores estarem seguindo a mesma tendência (através da estratégia de price action) como um dos principais motivos.

O mercado Brasileiro, à primeira vista, será um dos mercados mais beneficiados ao longo deste ano, pois tal como sofreu com a desvalorização das commodities relacionadas com o setor energético durante a pandemia, agora irá tirar proveito da sua recuperação e eventual valorização.

As medidas macroeconômicas de combate à inflação, nomeadamente o aumento das taxas de juro, tornam o mercado Brasileiro ainda mais atraente para investidores que procuram máxima rentabilidade.

Apesar do otimismo em torno do Brasil, principalmente por ser considerado o motor da economia da América Latina, há que ter em atenção eventuais fatores que podem levar a novas quedas no mercado, nomeadamente as eleições previstas para outubro deste ano.

Uma coisa é certa, enquanto o Brasil ruma a uma maior estabilidade pós-pandemia e o setor energético continuar a se recuperar é esperado que o investimento estrangeiro continue igualmente a crescer, e como consequência haverá uma valorização do mercado.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -