- Publicidade -
- Publicidade -
23.5 C
Balneário Camboriú

Laboratório de Criatividade e Desenvolvimento Humano é inaugurado na Univali

Estrutura integra projeto de tecnologias digitais para crianças com deficiência

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Bebê morre no parto no Hospital Municipal Ruth Cardoso

Um bebê morreu durante o parto, na sexta-feira (25), no Hospital Municipal Ruth Cardoso, o que levou a prefeitura...

Cães estão há quatro dias sem comer

Uma pessoa procurou o jornalista, Waldemar Cezar Neto, para denunciar que o antigo morador de uma casa no Bairro...

Você acha que o Calçadão da Avenida Central deve acabar? Vote na enquete.

Morador defende que o Calçadão seja eliminado, transformado numa rua acalmada, com trânsito reduzido.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugurou, nesta sexta-feira (25), o Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento Humano (LCDH). A estrutura vai integrar o projeto Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional – Dua Games, aprovado no edital SisAssistiva/2022 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O projeto visa a criação de jogos digitais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo ou deficiência intelectual, mental e múltipla. 

O foco do trabalho é garantir mais autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. 

O espaço, localizado no bloco F2 do campus Professor Edison Villela (Itajaí), integra o Complexo de Laboratórios Multiusuários 2 da Univali.

(Foto Dales Hoeckesfeld)

“Financiar esse tipo de iniciativa é motivo de imenso orgulho para a Finep, pois existe um número muito expressivo de pessoas que precisam do desenvolvimento de tecnologias para ter mais qualidade de vida e conquistar espaços na sociedade. É também com muita alegria que vemos uma universidade comunitária como a Univali tendo acesso a este tipo de recurso”, declarou o analista de Fomento à Inovação da Finep, Marco Bruno Manzolillo.

No local, serão realizadas oficinas de criação de jogos com alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais localizadas em Itajaí. O projeto contempla uma turma com 10 alunos dos anos iniciais e uma turma com 10 alunos dos anos finais por semestre. Serão 10 encontros semanais com duas horas e meia de duração. Os trabalhos terão início no dia 6 de maio.

- Continue lendo após o anúncio -

A estrutura é composta por impressoras 3D, impressora de tinta, notebooks, tablets e smartphones. O espaço, projetado pelo Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (Etau), é vinculado aos cursos de graduação em Psicologia, Design de Games e Ciência da Computação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia e Saúde e Gestão do Trabalho. O projeto envolve sete professores/pesquisadores e 14 bolsistas. Atualmente, oito pesquisas de mestrado e duas de doutorado vinculadas ao projeto estão em andamento.

“É um ambiente totalmente equipado e preparado para oportunizar às crianças o acesso a modernas tecnologias digitais de informação e comunicação. Ao agregar cursos de graduação e pós-graduação conseguiremos ampliar as pesquisas para entender melhor os participantes, suas histórias relacionadas à deficiência e suas demandas. O intuito é possibilitar experiências que favoreçam a construção de repertórios criativos e expressivos, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento humano e a ludicidade. As crianças irão jogar, prototipar, desenhar, modelar, dialogar, negociar, aprender e, claro, se divertir”, destacou a coordenadora do projeto, professora Adriana Gomes Alves.

Para atender às demandas do curso de Psicologia, a sala está equipada com câmeras que permitem a observação das atividades em outro ambiente e espelhos para realização de experimentos, aplicação de testes e atendimentos psicológicos com a função de ensino.

O projeto Dua Games conta também com a parceria da Unimed Litoral que irá indicar pacientes em tratamento para participar das oficinas realizadas no LCDH. 

O acordo de cooperação contempla ainda a possibilidade dos pesquisadores da Univali utilizarem o Centro de Desenvolvimento Especializado, espaço voltado ao atendimento de crianças com atraso do neurodesenvolvimento, implementado pela Unimed Litoral em 2022.

“É uma grande alegria participar deste momento e testemunhar, mais uma vez, o resultado da pesquisa científica sendo materializado em benefício da sociedade. O LCDH surge para potencializar ainda mais as pesquisas na área de tecnologias assistivas digitais, visto que, a partir de agora, teremos um espaço mais adequado, equipamentos e materiais que facilitarão o trabalho das equipes. É uma satisfação inaugurar mais um complexo de laboratórios com o objetivo de estimular o uso compartilhado de estruturas e, consequentemente, produzir pesquisas com alto impacto para a comunidade”, ressaltou o vice-reitor da Univali, professor Rogério Corrêa.

Texto: Roberta Ramos/Comunicação/Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas