- Publicidade -
- Publicidade -
21.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Lançamento do livro ‘Eugênio’ em Balneário Camboriú terá apresentação da obra para crianças da rede pública

Por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2023, Balneário Camboriú, junto com Itajaí e Balneário Piçarras, receberá o lançamento do livro infantil ‘Eugênio’, no próximo dia 22, às 9h, no Sesc Balneário Camboriú. 

A ação engloba uma formação gratuita em literatura direcionada a professoras(es) de Arte e Leitura. 

O livro é assinado por Everson Bertucci e Juão Vaz, autores de ‘Mesma Nova História’, livro finalista do Prêmio Jabuti 2022, e de ‘A senhora da casa azul’, lançado em novembro de 2023, ganhador do prêmio Cátedra Unesco de Leitura da Puc-Rio 2024 na categoria ‘Seleção’. 

Nas semanas seguintes, as cidades de Itajaí e Balneário Piçarras também receberão as ações.

Além do lançamento, crianças de duas escolas de cada município terão encontro garantido com o autor para a distribuição de aproximadamente 30 livros em cada unidade escolar.  

Toda a ação será realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Formação

Serão ofertadas 150 vagas direcionadas a professores de Arte de Balneário Camboriú, Itajaí e Balneário Piçarras, 50 para cada cidade. 

O autor fará a apresentação do livro e sobre o processo de criação de suas obras (sempre conectadas com as vivências do cotidiano), desde a concepção do texto, passando pela composição das ilustrações, até o envio para a gráfica. 

Ao conhecer melhor as etapas de produção de uma obra literária, os profissionais envolvidos na formação de leitores podem aprofundar a leitura do livro com seus alunos e alunas, ampliando as possibilidades de mediação. 

Para garantir o acesso à obra, a Secretaria de Educação de Itajaí receberá 100 exemplares do livro; 80 para a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú; e 70 para a Secretaria de Balneário Piçarras. 

Cada Secretaria de Educação fará a distribuição do acervo entre suas escolas municipais. Todos os professores que participarem das formações também receberão um exemplar. As vagas das formações serão preenchidas pela Secretaria de Educação de cada município por meio de convocação dos profissionais.

Distribuição

Além das ações de lançamento para as crianças e da formação para professoras (es), o autor fará a distribuição dos exemplares gratuitamente à comunidade. Também receberão exemplares da obra, as crianças do Quilombo Morro do Boi e os participantes do lançamento e da oficina literária, entre outros. Ao todo serão 1.000 livros patrocinados pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC. 

O público em geral poderá ter acesso à obra (mediante empréstimo) nas Bibliotecas Públicas e nos Sesc’s de Balneário Camboriú, Itajaí e Balneário Piçarras. 

As escolas que terão uma turma com cerca de 30 crianças contempladas com a entrega do livro para cada uma delas são: Escola Básica Professor Martinho Gervási – Itajaí; Escola Isolada Clarindo Sebastião da Cunha – Itajaí; CEM Giovânia de Almeida – Balneário Camboriú; CEM Dona Lili – Balneário Camboriú; Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo – Balneário Piçarras; e Escola São Brás – Balneário Piçarras.

Saiba mais sobre o livro

(Foto: Bruno Golembiewski/Divulgação)

‘Eugênio’ é um livro com toques de realismo, em que será possível conhecer Olívia e Eugênio, duas personagens pouco convencionais: uma menina que solta pipa e um homem cuja cor preferida é rosa, mas que só encontrou coragem de explicitar isso na velhice. 

A obra fala sobre preconceito e libertação. A trama apresenta a história de Eugênio, personagem idoso com dificuldade de locomoção, que vive isolado no alto de um mirante, numa casa sobre a qual cai uma chuva misteriosa. Todo esse mistério faz com que a cidade acredite que ele seja uma espécie de bruxo. O fato de ele ser um homem que mora sozinho numa casa rosa também causa estranheza. 

Tudo começa a mudar quando a pequena Olívia se vê obrigada a ir até a casa do temido homem para recuperar a pipa que caiu sobre o teto da casa dele. 

O encontro começa muito tranquilamente, os dois gostam um do outro e começam a conversar. Mas isso acaba quando a chuva vem e a menina presencia o que realmente cai do céu direto sobre aquela morada. Ela se assusta, pega o brinquedo e sai correndo desesperada. 

Uma semana depois, Olívia volta à casa de Eugênio e se desculpa. Ela não estava acostumada a ver aquele tipo de chuva. No primeiro momento foi assustador, mas depois ela viu que não era algo ruim, pelo contrário. E sempre que pode, a menina sobe o mirante para visitar seu novo amigo. Ela percebe que, na verdade, Eugênio é uma pessoa adorável e que a casa rosa é um lugar cheio de livros e boas histórias. Será que as pessoas realmente acreditam que ele é bruxo? Por que a comunidade estranha o fato dele morar em uma casa cor de rosa? Que tipo de preconceito ou estigma está por trás desse estranhamento? Será que não foram apenas desculpas inventadas para camuflar o verdadeiro motivo? A obra não pretende trazer respostas, e sim abrir um campo para reflexões sobre etarismo, gênero, masculinidade e o poder de fazer escolhas.

Sobre o autor

Everson Bertucci é escritor e professor de Arte. É autor dos livros “Mesma Nova História” e “A senhora da casa azul”, ambos da Editora Peirópolis. Com “Mesma Nova História” ficou entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2022, entrou para a lista dos 30 melhores livros de literatura infantil da Revista Crescer, entre outras conquistas. Everson Bertucci foi vencedor de dois prêmios: Prêmio Literário Sesc Criança Santa Catarina (2023) e o Prêmio Alfredo Fernandes, da cidade de Manaus (2021); e finalista do Prêmio João-de-Barro de Literatura para Crianças e Jovens, de Belo Horizonte (2022  e 2023).

- Publicidade -

A programação

*Formação em Literatura/Lançamento do livro “Eugênio” (Editora Peirópolis)

*Formação em Literatura com Everson Bertucci – Itajaí

*Formação em Literatura com Everson Bertucci – Balneário Piçarras

  • Dia 4 de setembro, quarta-feira, das 9h às 11h
  • Local: Fundação Cultural de Balneário Piçarras, Av. Getúlio Vargas, 1113 – Centro, Balneário Piçarras – SC
  • Vagas: 50 (Bibliotecários, Professores de Arte e Contadores de História)
  • Gratuito.

Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -