Um leitor procurou o Página 3 para denunciar a troca da ambulância do SAMU de Balneário Camboriú por uma ambulância básica branca, com a simples inscrição “SAMU” em uma folha A4 no vidro. A secretária de Saúde, Caroline Prazeres, explicou a situação.
Segundo o leitor, a ‘grave situação’ apontada por ele está comprometendo a segurança e a qualidade do atendimento de saúde em Balneário Camboriú.
“É inaceitável que, mesmo com 33% dos recursos públicos direcionados para a saúde, estejamos presenciando a utilização inadequada de ambulâncias, mais especificamente a substituição da ambulância do SAMU por uma ambulância básica branca, com a simples inscrição “SAMU” em uma folha A4″, disse.
O morador acrescentou ainda que ‘essa negligência’ é pautada em questões de segurança e eficácia no atendimento de emergência.
“A população de Balneário Camboriú merece ter acesso a um serviço de saúde de qualidade e condizente com os recursos destinados a ele. É vergonhoso ver nossa cidade sendo comparada à “Dubai brasileira” enquanto enfrentamos problemas tão sérios e evidentes como este”, pontuou.
O que diz a secretária de Saúde
O jornal conversou com a secretária de Saúde da cidade, Caroline Prazeres, que explicou que a ambulância do SAMU apresentou falhas durante o uso, imediatamente foi encaminhada para a revisão e um dos componentes a ser substituído levará 25 dias para a peça ser enviada.
“Para que a população não tenha prejuízo no atendimento de urgência e emergência, vocacionamos a ambulância branca para a unidade, considerando sempre o princípio de relevância e prioridade que o munícipe e o departamento requer. Em breve voltaremos à normalidade”, informou.