Assim como em 2023, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, mais conhecido como Parque Ecológico, localizado no Bairro dos Municípios (no final da Rua Angelina), está tendo um 2024 bastante movimentado. Até 20 de outubro, 48.117 pessoas estiveram no local, um dos atrativos de Balneário Camboriú para quem quer contato com a natureza – e que tem entrada gratuita!
Em 2023, o Parque recebeu 60.670 visitantes, número 18,52% superior ao de 2022.
A expectativa da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam) é de que o número de 2023 seja superado até o fim do ano.
Com entrada gratuita, o Parque Raimundo Malta tem sete trilhas ecológicas, vegetação nativa e animais silvestres em uma área de 172.625 m².
Além de buscar o contato com a natureza, o visitante vai ao Parque para obter produtos fitoterápicos gratuitamente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Isso porque no local funcionam um laboratório de fitoterapia, uma farmácia fitoterápica e um horto de plantas medicinais.
Há também o Viveiro Mata Atlântica, onde é feita distribuição de mudas de árvores nativas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. O Parque é também a sede da Semam.
A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, conta que o Parque sempre teve um ‘público fiel’, principalmente nos finais de semana (durante a semana geralmente quem visita são escolas), mas que nos últimos anos, principalmente após a pandemia e também em virtude da divulgação do parque, houve um aumento nas visitas ao local.
“As famílias aqui da cidade, principalmente do Bairro dos Municípios, despertaram para o contato com a natureza que o Parque Raimundo Malta possibilita. Então nos fins de semana nós temos muita procura, são muitas famílias que vêm, as crianças brincam, nós ampliamos o parquinho, que está bastante bonito e bem atrativo. Sem dúvida nenhuma é um momento de lazer para a família, principalmente num final de semana ensolarado… é um local onde todos podem aproveitar, passeando pelas trilhas, indo até o mirante do Rio Camboriú e também ficar aqui fazendo um piquenique no gramado, que é algo bastante agradável”, diz.
Heloísa aponta que os turistas ainda são minoria e não conhecem tanto o Parque Raimundo Malta, mas ela comenta que percebe que existem mais pessoas de fora da cidade de Balneário Camboriú que têm vindo frequentar o parque.
“Aos poucos, o parque vem se consolidando como um ponto turístico da cidade, mais do que só uma unidade de conservação, também como um ponto turístico da cidade. E os horários de funcionamento permanecem nos finais de semana das 10 às 17h, para que todos consigam aproveitar, e nos dias de semana das 13h às 17h”, acrescenta.
A secretária lembra ainda sobre a importância do parque não só como local para visitação, mas também como um ‘santuário’ para flora e para fauna da cidade.
“Preservando uma parte importante aqui do Rio Camboriú, com um manguezal aqui nas margens e um remanescente muito expressivo de Mata Atlântica dentro do município de Balneário Camboriú”, completa.