- Publicidade -
- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Marketing de conteúdo: uma máquina de gerar leads

Em um mundo cada vez mais digital, o marketing de conteúdo surge como uma das estratégias mais promissoras de se promover na internet. Seja para uma pessoa pública ou empresa, usar as táticas do marketing de conteúdo pode te ajudar a criar uma grande audiência e, consequentemente, uma autoridade no assunto a que se propõe.

Diante das novas tendências da internet, foi-se o tempo em que era suficiente simplesmente criar cartaz online para gerar leads. Atualmente é necessário ir muito além disso, pois há muita concorrência e a audiência está cada vez mais criteriosa, já que estão cada vez mais presentes online e por isso sabem pesquisar para encontrar as melhores oportunidades.

O que é marketing de conteúdo?

- Publicidade -

Antes de dar as dicas vale a pena explicar o termo se ele soa como algo novo para você. De modo geral, podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que foca em criar valor para o público ao invés de focar em promover a marca.

Pode ser através de artigos em blogs, vídeos no youtube, posts em redes sociais e muitas outras mídias digitais ou não. O mais importante aqui é criar conteúdo de qualidade, de preferência único, que vai ajudar o seu público a resolver problemas. Ao ajudar as pessoas sua marca vai passar a ganhar reconhecimento, alcançando ainda mais gente e assim construindo uma audiência realmente qualificada, de onde você poderá extrair muitos leads.

Construa uma audiência antes de vender

Talvez uma das maiores dificuldades de quem inicia uma estratégia de negócios na internet seja esperar, isso mesmo, infelizmente a maioria das pessoas têm um pensamento imediatista. Por isso, falta a paciência necessária para construir uma audiência qualificada antes de sair oferecendo produtos e/ou serviços.

Imagine-se na situação de uma pessoa comum que vê um anúncio sobre um produto, então ao pesquisar mais pelo produto você se depara com dois concorrentes. Um deles tem um site grande, estruturado, com milhares de seguidores nas redes sociais que falam maravilhas sobre a empresa. O segundo trata-se de um vendedor que acabou de começar. Para qual você daria preferência?

- Publicidade -

Esse exemplo ilustra muito bem a diferença que faz ter uma reputação, afinal, tendemos a confiar muito mais em quem já se provou bom para outras pessoas. Portanto, certifique-se de criar conteúdo de qualidade para atrair pessoas antes de pensar em lucros.

Entregue conteúdo de qualidade e relevante

Dizer que seu conteúdo precisa ter qualidade é algo básico, e óbvio até. Qualquer pessoa sabe que precisa entregar algo bom para alcançar um resultado minimamente satisfatório. Entretanto, o que nem todo mundo leva em consideração é se o conteúdo da sua estratégia de marketing de conteúdo é realmente relevante para seu público.

Por relevância entende-se que o conteúdo precisa fazer sentido para o público alvo, ou seja, não adiantaria nada querer promover criptomoedas em um site de moda, por exemplo. Pode até ser que entre os leitores existam alguns que se interessem pelo assunto, mas é bem mais provável que eles procurem uma página especializada em finanças.

Foque em nichos específicos

- Publicidade -

Esta dica está diretamente relacionada com a anterior e destaca a importância de ter foco. Para construir uma imagem de autoridade sobre determinado assunto, você precisa demonstrar que “respira” ele. Os leitores, seguidores ou espectadores precisam enxergar que você e sua equipe dedicaram incontáveis horas de estudo e trabalho em sua área de atuação.

Foi com base nisso que surgiu a famosa regra das 10 mil horas. Portanto, para se tornar expert em algo há de se dedicar bastante. E as pessoas vão confiar muito mais em um especialista do que em alguém que entende por alto. Seguindo essa linha de raciocínio, é fundamental que seu conteúdo seja o mais especializado possível, que transmita o conhecimento adquirido de forma compreensível.

Diante disso, a menos que tenha uma grande equipe onde cada um é especialista em um assunto diferente, focar em um nicho acaba sendo mais produtivo. Pelo menos é isso que a grande maioria das pessoas que obtiveram sucesso com o marketing de conteúdo recomenda.

Conclusão

Pelo post foi possível perceber que o marketing de conteúdo se baseia na premissa de que o público precisa ganhar primeiro. Ou seja, primeiro você vai criar conteúdo útil e relevante, de modo a atrair a atenção de muitas pessoas.

Depois de algum tempo, o esperado é que se construa uma autoridade dentro do seu nicho. Quando finalmente chegar nesse ponto, então terá uma verdadeira máquina de leads nas mãos, pois um canal, perfil ou site com milhares de acessos de pessoas com um interesse em comum representam uma grande oportunidade.

Ao conseguir um público grande que confia na sua marca, será muito mais fácil vender seus produtos e/ou serviços. E isso é especialmente verdade no meio digital, com o acesso à internet cada vez mais difundido, ferramentas como o marketing de conteúdo são essenciais para se destacar da concorrência.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -