- Publicidade -
- Publicidade -
14.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Mesmo unindo Centro e Estados, reunião sobre Plano de Saneamento teve pouca adesão de moradores e vereadores

A quarta reunião sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú aconteceu na noite de segunda-feira (4), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de reunir moradores dos bairros Centro e Dos Estados.

Assim como os três últimos encontros, este também teve baixa adesão do público. Há mais duas reuniões marcadas, nesta terça-feira (5) na Vila Real e na quinta-feira (7) no Bairro da Barra.

- Publicidade -

A engenheira química da Emasa, Tânia Pedrelli, ficou surpresa com o pequeno número de moradores participantes.

Mesmo acontecendo no Legislativo, somente o vereador Asinil Medeiros participou. Outra ‘figura conhecida’ foi a ex-vereadora e professora Marisa Zanoni.

“Pouca gente novamente, umas 10 pessoas”, comentou Tânia.

Mesmo com o foco sendo o PMSB, os moradores do centro perguntaram mais coleta seletiva e a organização das associações de catadores.

- Publicidade -

“E também a respeito da balneabilidade da praia central e da possibilidade de a Emasa intervir em Camboriú, que não tem rede coletora de esgoto”, acrescentou a engenheira da Emasa.

A assessoria da Emasa informou que, entre as demandas, estavam alguns questionamentos quanto à questão dos resíduos sólidos, que será incluído na revisão do PMSB; e algumas sugestões sobre a coleta de recicláveis, que será repassado para Ambiental, responsável pelo serviço. Outro ponto levantado, já citado pela engenheira Tânia, foi a situação do Rio Camboriú, sugerindo ações coletivas com a Prefeitura de Camboriú, já que Balneário Camboriú sofre as consequências pela falta de saneamento do município vizinho.

O diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, pontuou que, por algumas vezes o governo de Balneário junto com a Emasa, se reuniu com a Prefeitura de Camboriú para discutir alternativas de implantar e tratar o esgoto da cidade vizinha, mas sem avanço. “Temos essa preocupação, já que o Rio Camboriú abrange as duas cidades e sofre com a falta de saneamento de Camboriú. Buscamos alternativas e apresentamos ao prefeito de lá, mas não tivemos sucesso. A última informação que tivemos foi que a empresa responsável pela distribuição da água, iria fazer toda a rede e o tratamento, mas também não vimos avançar a questão”, explicou.

Saiba mais sobre as reuniões

- Publicidade -

Essa é a terceira etapa do plano, com objetivo de coletar dados e informações para a construção do diagnóstico da situação atual, e contempla seis reuniões divididas por regiões da cidade. Durante os encontros, é apresentado sobre a necessidade da revisão do PMSB para os próximos 20 anos, as etapas de elaboração e o cronograma de execução das atividades; além do papel de cada ator nesse processo. Também são expostos dados atuais sobre o saneamento de Balneário Camboriú; e vídeos com boas práticas da sociedade no dia a dia de uma cidade. Os moradores também respondem um formulário com perguntas e campo para livre para explanação sobre o tema.

Para participação popular, também está no ar um canal virtual de comunicação, através do site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/programas-e-projetos/plano-municipal-de-saneamento-basico. Além de materiais informativos como folder e cartilha, e o calendário das reuniões.

A revisão do PMSB ocorre em cinco etapas: 1. Apresentação do Plano de Trabalho Consolidado (PTC); 2. Mobilização e Participação social; 3. Levantamento de dados e informações; 4. Prognóstico; 5. Minuta do Projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Próximas reuniões

*05/07 – 19h: Região Vila Real (Vila Real, Municípios, Jardim Iate Clube)
CEM Prof. Armando César Ghislandi – Rua Dom Diniz, 450, Vila Real.
*07/07 – 19h: Região Barra (Barra e São Judas)
CEM Dona Lili – Rua Fermino Taveira Cruz, 219, Barra.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -