- Publicidade -
- Publicidade -
21.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Moradores da região norte de Balneário Camboriú questionam mancha escura no Rio Marambaia 

Uma mancha escura no Rio Marambaia em direção ao mar gerou questionamentos de moradores no domingo (24). A situação segue nesta segunda-feira (25) e foi explicada pela Emasa.

Moradores do Pontal Norte enviaram uma foto para o Página 3 onde aparece o Rio Marambaia com a ‘mancha’ desaguando no mar. Eles dizem que não é uma situação nova e que cobram há anos por uma solução. 

“Não vamos descansar até que uma mudança aconteça. Não vamos desistir”, afirmou um morador.

- Publicidade -
Nesta segunda-feira diminuiu, mas continua lá (Foto Ivan Rupp)

Outro leitor disse que a situação é uma ‘vergonha’ e que ‘passa dia e entra dia’ e nada é resolvido. 

“A prefeitura fala que está tudo a mil maravilhas, mas essa foto mostra a realidade”, disse.

O que diz a Emasa

Através de nota enviada pela assessoria, a Emasa informou que manchas escuras na foz do Rio Marambaia, como a da foto, podem ocorrer ocasionalmente, por conta de temporais ou chuvas mais intensas. 

“Devido a detritos que são levados ao rio proveniente de vias públicas ‘lavadas’ pela chuva e vindos da rede de drenagem, bem como do fundo do rio revolvido. 

A Emasa informa que segue com as fiscalizações de ligações de esgoto irregulares pela cidade e na implementação de ações e obras, como de limpeza e dragagem, que melhorem as condições dos cursos d’água do município”, informa a nota.

Foi pontuado ainda que nesta semana inicia a limpeza interna da parte tubulada do Marambaia, como também irão ainda realizar a limpeza da parte final do rio, próxima ao molhe. Além das fiscalizações, multas e lacres, há as ações da Secretaria do Meio Ambiente com relação ao despejo de tintas no Marambaia e há também os programas ambientais que trabalham o tema do saneamento nas escolas e em atividades com a comunidade.

Ações realizadas em prol do Rio Marambaia

A Emasa também destacou ações realizadas em prol da limpeza do Rio Marambaia:

- Publicidade -

SANEAMENTO

  • Números do “Se Liga na Rede”, de 2017 a 2023: mais de 90 mil vistorias realizadas;
  • Implantação de rede coletora de esgoto de 2017 até hoje: 103,7 Km, 98,5% de cobertura, beneficiando todos os bairros da cidade
  • Implantação do novo emissário pressurizado de esgoto do Pontal Norte até a ETE: obra realizada em 2019.
  • Recuperação dos cursos d’água:

Rio Marambaia: Dragagem iniciada em Agosto de 2022: mais de 6 mil m3 de sedimentos retirados do canal em duas etapas; limpeza segue a partir de agora nas galerias a partir da nascente;

Rio das Ostras: Dragagem, limpeza e readequação da calha iniciada em maio de 2021, terminada em 2022; Trecho final do rio aguarda licenciamento ambiental para ser feita limpeza e adequação

Rio Peroba: Iniciada obra de desassoreamento e limpeza em abril de 2023, já tem 90% da extensão do rio completa, retirados até aqui, mais de 12mil metros cúbicos de sedimentos acumulados.

(***) Nova legislação em vigor desde 8 de maio de 2019):

  • LEI Nº 4.260 – institui a obrigatoriedade da “Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações” a todos os imóveis (exceto imóveis unifamiliares residenciais e são obrigados a apresentar essa declaração à Emasa;
  • LEI Nº 4.262 – permite que a EMASA, por meio de um financiamento, execute as instalações prediais necessárias para a ligação da rede de esgoto doméstico ao sistema de coleta e tratamento de esgoto mantido pelo Município;
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 37 – altera e acrescenta atribuições do cargo de Fiscal Sanitarista da Emasa e institui novos procedimentos e penalidades referente à Lei Municipal n.º 3.848/2015 e Anexo “B” da Lei Municipal nº 3.568/2013.
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -