- Publicidade -
- Publicidade -
27.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

NAHC comemora 33 anos de atuação em Balneário Camboriú

O Núcleo Assistencial Humberto de Campos (NAHC), que fica na Rua 2.870, 903, no Centro de Balneário Camboriú, está comemorando nesta quarta-feira (28) 33 anos de atuação. 

A ONG atende crianças, adolescentes e seus familiares dependentes ou codependentes de substâncias psicoativas – álcool e/ou drogas. Hoje são realizados, mensalmente, cerca de 1.400 atendimentos.

A coordenadora geral do NAHC/Programa Vida, Manuela Pessoa Duarte, informa que haverá comemoração interna no decorrer da semana – contando com decoração e ‘mimos’ para os pacientes. 

- Publicidade -

“Chegar nesses 33 anos é motivo de muito orgulho e felicidade, pois estamos prestando serviços à comunidade desde 1989. É uma data muito significativa, tanto para nós da equipe quanto para a comunidade, já que somos uma das ONGs mais antigas de Balneário”, diz.

Saiba mais sobre o trabalho do NAHC

O NAHC conta hoje com diversas atividades, como o programa do Amor Exigente, que prioriza as áreas de prevenção e recuperação e reinserção social aos impactos pelo abuso de álcool e drogas. 

As reuniões acontecem presencialmente todas as segundas-feiras das 19h às 21h na sede da instituição.

Desde 2010, através do NAHC/Programa Vida, a comunidade conta com atendimento clínico ambulatorial para crianças, adolescentes e seus familiares dependentes e codependentes de substâncias psicoativas, que não necessitam de internação, mas sim de um acompanhamento a nível ambulatorial. 

Todos os atendimentos são gratuitos.

185 famílias são atendidas atualmente

A instituição possui convênio com a prefeitura de Balneário Camboriú via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no valor de R$ 710 mil/ano, e também conta com o apoio e doações da comunidade de roupas e utensílios para ser vendido num valor simbólico na Feirinha de Utilidades que fica dentro da sede do NAHC.

Atualmente o NAHC/Programa Vida assiste 185 famílias, somando um total de 1.400 atendimentos mensais. Hoje há uma lista de espera com 15 pacientes. 

- Publicidade -

“Geralmente são atendidos em média de duas a três pessoas de cada núcleo familiar de maneira individual. O NAHC conta com 11 psicólogos, psiquiatra, assistente social, agente de resgate, psicóloga educacional, mediadora de conflitos, secretária, auxiliar de serviços gerais, responsável técnica e coordenadora geral”, acrescenta Manuela.

Parceria com os conselhos municipais e entidades

Os atendimentos são individuais e semanais, sendo todos gratuitos. A coordenadora Manuela junto com a responsável técnica Mayara Cristina Fonseca, fazem parte do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente como conselheiras, bem como possuem representatividade junto ao Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) com os psicólogos Rafael Sebben e Ana Carla Bonfá, que fazem parte da equipe do NAHC. 

“A instituição também trabalha em parceria com a rede, nos encaminhamentos como o Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, CAPS/AD, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e Posto de Atenção Infantil (PAI), bem como busca espontânea”, pontua.

O atendimento é para todos os moradores de Balneário Camboriú. Se você conhece alguém que precisa de ajuda com relação à dependência química, tendo crianças e/ou adolescentes em seu núcleo familiar, procure o NAHC pelos telefones 3081-0491 e 98811-8325 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -