O presépio é uma tradição natalina que simboliza o nascimento de Jesus Cristo, a chegada dos Reis Magos e a mensagem de paz e amor que Jesus deixou.
No cenário tradicional estão os pais de Jesus, Maria e José, a estrela que indica o caminho para chegar à estrebaria do nascimento, anjos que anunciaram a chegada de Jesus, pastores de ovelhas, mas também figuram outros animais como cabras, burros, camelos, além dos Reis Magos que trazem incenso, mirra e ouro para presentear Jesus. O primeiro presépio foi montado em 1223, na cidade de Greccio.
Na Igreja Luterana Martin Luther, em Balneário Camboriú, a tradição se mantém. Neste Natal, o presépio foi montado pelo casal daquela comunidade, Lúcia e Paulo Rau e vem chamando atenção de todos.
Lucia descreveu o sentimento e a mensagem que o presépio traz e representa em sua vida.
Acompanhe:
“Viemos ao mundo nus, sem nenhum adereço.
Mas aos poucos vamos crescendo e acrescentando adornos e riquezas materiais a nós e no entorno. Argumentamos, justificando ser de muita importância pois lutamos tanto para conquistá-las. Vamos seguindo um caminho que até parece normal, traduzido em apegos, status, ambição, inveja e outras mazelas que não conseguimos nem identificar em nós mesmos.
Tudo parece normal.
E o mundo nos faz ninar nos seus braços como crianças inocentes.
E a festa de Natal, é um exemplo que ilustra bem essa situação. Entramos num frenesi de confraternizações entre familiares e amigos de diversos ambientes que frequentamos. Um frenesi de consumismo, comilança e poluição.
Não há tempo para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal.
É então que, ao vermos um presépio, paramos diante dele e observamos. A montagem lúdica de um presépio tem esse objetivo de nos remeter a enxergar novamente o protagonista dessa festa. Não pode ser substituído, esquecido ou ignorado. A festa de Natal é o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus Pai, nosso Salvador.
Ao parar diante de um presépio, seja uma criança, um adulto ou idoso, a mensagem será dada e reafirmada.
Nesse mundo em que também fazemos parte, a responsabilidade também é minha e sua.
Se admiramos um presépio, que possamos também refletir sobre nossa vida nesse Natal.
Em que podemos mudar e melhorar nossas condutas?
Jesus Cristo veio ao mundo de forma tão humilde, fugindo de forças humanas opressoras, mesmo assim deixou a nós um legado de confiança, amor e paz.
Que o Natal seja para nós, um verdadeiro sentido, não só um presépio, mas sim no coração de cada um e de cada uma, uma atitude de amor e paz!”