- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Oficinas que mexem com sentimentos, memórias e projetos de vida em Balneário Camboriú

Duas oficinas que trabalham basicamente a inclusão, em diferentes situações, estão recebendo cada dia mais frequentadores: ‘Pense Leve’ e ‘Academia da Mente’, ambas da Secretaria da Inclusão Social.

Até viagens mais longas, uma vez por ano (Divulgação/PMBC)

O mais antigo é o ‘Pense Leve’, que trabalha as questões emocionais, começou na Secretaria da Pessoa Idosa e hoje faz parte das oficinas da Inclusão Social. Tem 406 pessoas inscritas, que têm encontros no Bairro das Nações, no Ariribá e agora abrindo no São Judas Tadeu, além dos passeios que fazem para conhecer novos lugares.

A secretária da pasta, Christina Barichello, que é psicóloga, disse que é um programa que trabalha os sentimentos de um modo geral.

“Seja raiva, amor, esperança, começa a se voltar para dentro de si, principalmente através da psicologia positiva e você começa a internalizar esses conceitos e a ter um olhar diferente para o mundo. Por ex: você não precisa ter dinheiro exatamente para poder passear em uma cidade como Balneário Camboriú. Assim surgiram os passeios. Levamos eles a vários lugares novos, que não precisa pagar nada e eles nem conheciam”, comentou Christina.

- Publicidade -

Os grupos já visitaram pontos turísticos, como Unipraias, Cristo Luz, Morro do Careca, praias inclusive o Pinho foram conhecer. 

“O ponto alto é fazer o projeto de vida e entender que quando eu faço um projeto da minha vida, o que desejo, o que eu quero, é mais fácil de conseguir porque vou me planejar para isso. A gente faz assessoria, é incrível o resultado que aparecido”, segue Christina.

O perfil dos participantes é o de pessoas que frequentam centros de convivência. Tem perfis sócio econômicos muito diferentes,  mas ali ninguém sabe, porque para participar do Pense Leve basta vestir uma roupa bem confortável, levar uma garrafinha de água e uma fruta. Quando vão pessoas mais carentes, a prefeitura dá a fruta.

Christina disse que a equipe tem vivido experiências interessantes, com resultados excelentes, porque o programa aciona um pensamento crítico e reflexivo sobre a vida.

“Fazemos muitas atividades onde buscamos exercitar a autoestima, hábitos, relacionamentos ou até falar em público, por exemplo, oferecendo dinâmicas que os incentivam”, afirmou. 

Academia da Mente 

A Academia da Mente é mais recente e direcionada para um público maior de 60 anos e para pessoas que sofreram traumas, como um acidente, um AVC e outros.

Atividades para movimentar a mente (Divulgação/PMBC)

Estas pessoas fazem exercícios para o cognitivo, para reativação de algumas memórias que num acidente, por exemplo, podem ser prejudicadas. A questão da concentração, agilidade de raciocínio, tudo isso é estimulado.

“Também trabalhamos com a psicóloga que vai fazer a estimulação conforme a turma ou conforme o caso, até individual. Em alguns casos, trabalhamos com coordenação motora, é um programa bem interessante. É cientificamente comprovado que a capacidade cognitiva diminui com a idade, mas se for trabalhado, esse processo acontece de forma mais lenta”, destacou a secretária, dizendo que estes estímulos são ofertados na forma de jogos, como palavras cruzadas, xadrez e a leitura.

Como participar

As duas oficinas acontecem no Centro de Convivência da Família, localizado na Rua Itália, n° 1059, Bairro das Nações. A oficina Academia da Mente nas quartas-feiras, das 14h às 17h; e o Pense Leve nas quartas-feiras, das 8h30 às 11h30. 

Para participar basta comparecer presencialmente no Centro de Convivência da Família, munido de documento com foto e comprovante de residência, para cadastro junto a Secretaria de Inclusão Social. 

- Publicidade -

O telefone para contato é (47) 3267-7199 e o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -