- Publicidade -
- Publicidade -
10.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Outono iniciou neste domingo: estação deve ser seca, em Santa Catarina

O outono, mais conhecido como a estação da transição, das frutas, de cores douradas e de folhas caindo, começou oficialmente neste domingo (20), às 12h33. Segundo previsão da EPAGRI/CIRAM, o trimestre deverá ser seco em Santa Catarina, com as primeiras massas de ar frio chegando mais cedo, já a partir de abril, por conta do fenômeno La Niña.

Deve chover pouco

A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída em todas as regiões de SC, mantendo a estiagem sobretudo no Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Como temos presenciado, no fim do verão ainda é alta a incidência de temporais localizados, com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a EPAGRI/CIRAM recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo.

O que se espera para essa época do ano

- Publicidade -

Da metade para o fim de março diminuem as chuvas de verão (chuva convectiva) e as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do Estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no Estado. Ciclones extratropicais também devem atuar com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura deve variar

No trimestre a previsão é de temperatura próxima a média climatológica em SC. O destaque deste outono deve ser a maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais alta (calor) à tarde.

Desta forma, persistem os episódios isolados com geada nas áreas altas do Planalto Sul, mais frequente e abrangente no Estado no decorrer de abril com a chegada das primeiras massas de ar frio em SC. Por outro lado, também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: