- Publicidade -
- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Penúltimo encontro de discussão do Plano de Saneamento tem baixa adesão

Assim como nos quatro primeiros encontros, a penúltima reunião para discutir o Plano Municipal de Saneamento de Balneário Camboriú, que uniu a comunidade dos bairros Vila Real, Municípios e Iate Clube, na noite de terça-feira (5), teve baixa adesão. Segundo a assessoria da Emasa, estiveram presentes lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil, de órgãos públicos municipais, e da empresa executora do PMSB. O último encontro será nesta quinta-feira (7), às 19h, com os moradores da Barra e São Judas, no CEM Dona Lili – Rua Fermino Taveira Cruz, nº 219, no Bairro da Barra.

O trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú, está em sua terceira etapa, que envolve a participação popular, por meio de reuniões setoriais com a comunidade, porém, os moradores não estão participando como deveriam.

- Publicidade -

Todos os cinco encontros até aqui (são seis ao total) contaram com baixa participação popular.

Houve alguns questionamentos e sugestões para mais conscientização da população sobre a coleta de recicláveis, que serão repassados para Ambiental, responsável pelo serviço. Outra questão foi referente a alguns pontos de alagamento em dias de maré alta e a reclamação de odor na Estação Elevatória no Bairro Vila Real (que está passando por obras). O presidente da Associação de Moradores do Municípios, João Vitor Colsani, agradeceu a instalação da rede coletora no bairro, que era pedido antigo dos moradores e desde o ano passado está em funcionamento.

Saiba mais sobre as reuniões

Durante os encontros, é apresentada a necessidade da revisão do PMSB para os próximos 20 anos, as etapas de elaboração e o cronograma de execução das atividades. Também são expostos dados atuais sobre o saneamento de Balneário Camboriú; e vídeos com boas práticas da sociedade no dia a dia de uma cidade. Os moradores respondem um formulário com perguntas e campo para livre para explanação sobre o tema. 

Para participação popular, está no ar um canal virtual de comunicação, através do site da Emasa. Além de materiais informativos como folder e cartilha, e o calendário das reuniões.

- Publicidade -

A revisão do PMSB ocorre em cinco etapas: 1. Apresentação do Plano de Trabalho Consolidado (PTC); 2. Mobilização e Participação social; 3. Levantamento de dados e informações; 4. Prognóstico; 5. Minuta do Projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Próxima reunião

*07/07 – 19h: Região Barra (Barra e São Judas)

CEM Dona Lili – Rua Fermino Taveira Cruz, 219, Bairro da Barra.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -