- Publicidade -
21.6 C
Balneário Camboriú

Pesquisa aponta que mais de 70% dos comerciantes de Balneário percebem aumento da criminalidade

O movimento ‘Somos Todos BC’ planeja realizar uma reunião sobre o assunto em novembro

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Um levantamento realizado pela CDL Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, divulgado na quinta-feira (28), aponta que 73,2% dos comerciantes consideram que a pandemia da Covid-19 contribuiu para o aumento da criminalidade em Balneário Camboriú. 

A sondagem ouviu 178 empresários das avenidas Atlântica, Brasil, Terceira, Quarta, Sexta Avenida e também do bairro Barra, praias Agrestes e São Judas Tadeu.

A pesquisa vai ao encontro do movimento ‘Somos Todos BC’, representado por 13 entidades de classe de Balneário Camboriú, que estão demonstrando preocupação com o crescimento dos índices de criminalidade na cidade e pedem providências. 

A pesquisa da CDL Jovem

Segundo a assessoria da CDL Jovem, a pesquisa mostra que 75,1% dos entrevistados investe em algum tipo de segurança particular ou equipamentos eletrônicos de segurança como câmeras e alarmes e 60% deles afirmam que estes investimentos afetam o faturamento dos seus estabelecimentos comerciais. 

- Publicidade -

A sondagem mostra que 39,4% dos comerciantes se dizem ‘muito insatisfeitos’ com a segurança pública na cidade. Quando avaliada a percepção regional dos entrevistados, a pesquisa aponta que para 52,2% a segurança é ineficaz na região contra 47,8% que aprovam a segurança pública regional como eficiente. 

No levantamento, os entrevistadores procuraram saber como os comerciantes da cidade vivenciam a segurança pública de Balneário Camboriú. 

O resultado da sondagem está sendo entregue pelo coordenador da CDL Jovem, André Passos, e pelo presidente da CDL, Vilton Santos a representantes do Executivo, Legislativo, Polícia Militar e Polícia Civil da cidade. 

- Publicidade -

Na tarde de quinta-feira (28), os resultados chegaram ao Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Daniel Nunes da Silva.

Segundo o coordenador da CDL Jovem, André Passos, o propósito do levantamento foi identificar a percepção do comerciante local quanto à segurança pública da cidade. 

“Este mapeamento pode contribuir para a definição de estratégias e tomada de decisão por parte das forças de segurança da cidade”, diz.

Somos Todos BC tem reunião com o MP

O movimento Somos Todos BC (saiba mais aqui) reuniu-se na terça-feira (26) com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Kurtz, e na próxima quinta-feira (4) haverá um encontro com o Ministério Público.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança de Balneário Camboriú, Valdir de Andrade, que faz parte do movimento, disse que a conversa com Kurtz foi ‘excelente’, e ele teria relatado que apoia todas as reivindicações feitas pelas entidades.

“Ele disse que está à disposição para interceder junto ao Estado pelo aumento do efetivo das forças da segurança e pela compra de equipamentos, inclusive apoio a reedição do termo de cooperação técnica [documento que prevê a integração entre as forças, o que estaria defasada devido o distanciamento da Secretaria de Segurança/Guarda Municipal]”, conta.

Valdir salienta que foi marcada uma reunião com o Ministério Público para a quinta-feira (4), às 16h, mesmo dia que seria o encontro com o prefeito Fabrício Oliveira, que será remarcado. 

“Vamos remarcar porque ele sempre atrasa, ele não nos receberia no horário que disse e não queremos perder a reunião com o MP. Eu quero estar na reunião com o prefeito também porque sei o que ele vai falar, ele sempre tenta distribuir a responsabilidade para o Estado, dizendo que já investiu muito em segurança, mas temos que resolver o problema e não tentar encontrar culpados. Se não tivermos planejamento para sabermos aonde queremos chegar, não vamos conseguir melhorar. É preciso debate e união, e em cima disso estamos organizando uma reunião no dia 11 de novembro, que deverá ser no Sinduscon, entre as forças de segurança e as entidades”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -