Com mais de 200 metros quadrados e 14 estações, o recém inaugurado posto de emissão de passaportes e atendimento a migrantes da Polícia Federal, está localizado no pavimento L3, em frente ao Arcoplex Cinemas e ao lado do Terraço Bela Vista.
O agente responsável pelo Posto da Polícia Federal no Itajaí Shopping, Rafael Firpo explicou que foi implementado um sistema eletrônico de atendimento ao cidadão pela ordem do horário de agendamento, direcionando-o diretamente ao guichê interno. No atendimento a migrantes, está sendo implementada a análise prévia de documentos, a fim de minimizar filas no balcão.
O novo posto da Polícia Federal no Itajaí Shopping segue o mesmo horário de atendimento ao público: de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h.
O agendamento para emissão de passaportes segue exclusivamente pelo site da Polícia Federal no https://www.gov.br/pf/pt-br. O atendimento a migrantes pode ser realizado também por email no [email protected] e whatsapp (47 3249-6747), após a apresentação completa da documentação necessária.
Nos quatro primeiros meses deste ano, o volume de pedidos de expedição de passaportes dobrou em relação ao mesmo período de 2021. Já o atendimento a migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, quadruplicou na região de atuação do posto localizado no empreendimento.
A Polícia Federal do Itajaí Shopping realiza, em média, 50 atendimentos diários a migrantes e 100 atendimentos para expedição de documentos de viagem por dia.
“Com o novo posto teremos capacidade de ampliar gradativamente estes atendimentos, oportunizando mais pessoas com o passaporte na mão, mais migrantes oficializados e mais dúvidas sendo esclarecidas”, explica Rafael.
O superintendente do Itajaí Shopping, Michael Domingues, explica que a parceria público-privada entre o empreendimento e a Polícia Federal de Itajaí garante ainda mais facilidades ao público da região.
“Este novo investimento realizado pelo shopping traz mais conforto e comodidade ao cidadão, que passa a ter uma estrutura diferenciada e com mais agilidade no atendimento”, comenta.
fonte: Buriti Jornalistas Associados