A prefeitura de Balneário Camboriú e a comunidade que mora no entorno do Rio das Ostras, que transbordou por conta da chuvarada, se uniram para limpar o local de forma emergencial, no trecho próximo da ponte na Rua Adaci Santos Gomes, no Bairro da Barra.
Esse ponto ainda está assoreado e compreende a segunda etapa da obra de limpeza, dragagem e readequação da calha, que não foi executada pois aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC).
A força-tarefa de limpeza iniciou na terça-feira (20) e segue nesta quarta (21).
O trabalho vem sendo realizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Secretaria do Meio Ambiente, subprefeitura da região sul, contando com o apoio da comunidade.
A equipe está fazendo a retirada de troncos e sujeiras que acumulam e atrapalham o fluxo do rio, com autorização da Defesa Civil, reconhecendo a situação de emergência na região.
O prefeito Fabrício Oliveira disse que o Rio das Ostras saiu da calha e transbordou nesse trecho, porque ainda está assoreado, acumulando lixo e represando água.
“Determinei essa medida emergencial, que foi prontamente abraçada pela comunidade junto com o governo municipal, para evitar novos extravasamentos e garantir a segurança dos moradores, no caso de mais chuva”, disse.